Eram dois casos em investigação até início da tarde desta terça-feira (17).

O número de casos suspeitos do novo coranavírus ainda é pequeno em Patos de Minas, mas deu um salto importante nas últimas horas. Eram dois casos em investigação até início da tarde desta terça-feira (17), quando a Secretaria Municipal de Saúde atualizou os dados. Mais quatro pacientes apresentados sintomas, fazendo com que o número de casos suspeitos triplicasse e chagasse a seis casos suspeitos.

Segundo a diretora de epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde de Patos de Minas, Geize Marques, dos seis casos notificados até agora no município, um foi descartado e cinco permanecem em investigação. Ela explicou que todos os pacientes notificados com suspeita de coronavírus estão em isolamento.

Diversas ações estão sendo tomadas em Patos de Minas para evitar a proliferação do novo coronavírus. Aulas em escolas públicas e particulares foram suspensas, eventos públicos estão sendo cancelados, inclusive missas nas Igrejas Católicas. A população está sendo orientada a evitar o contato físico, como abraços e apertos de mão.

Em reunião nessa segunda-feira (16) o Comitê Regional criado para o enfrentamento do Coronavírus emitiu a seguinte recomendação para os 21 municípios de sua abrangência:

-Suspensão das aulas e estágios nas Universidades e Faculdades no período de 18 a 25 de março de 2020;

-suspensão das aulas de ensino das escolas públicas e particulares de 18 a 22 de março de 2020;

-Atividades de capacitação, treinamento, comemorações, atividades ou outros eventos oficiais – que impliquem aglomeração de mais de 100 pessoas – seguirão recomendação do Estado de Minas, ficando suspensas por 30 dias.

-Suspensão das atividades em grupo feitas através de equipes de saúde, no período de 18 a 25 de março de 2020.

-Seguir recomendações da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva – SOBED – para endoscopia segura durante a pandemia por coronavirus.

-manutenção dos atendimentos odontológicos até análise pelo Ministério da Saúde, da demanda do Conselho federal de Odontologia (Recomendações para atendimentos odontológicos em tempos de COVID-19

-pessoas em situação de rua devem ser atendidas em Unidades Básicas de Saúde e caso apresente alguns dos sintomas do Coronavírus e critérios de isolamento, a Secretaria Municipal de Saúde deve direcioná-los para local adequado.

-Instituições de Longa Permanência de Idosos devem evitar visitas-contatos dos idosos com público externo e adotar medidas de precaução para evitar o contágio;

-A população deve evitar viagens para países e localidades onde há transmissão sustentada como Rio de Janeiro e São Paulo;

-As Secretarias Municipais de Saúde e Superintendência Regional de Saúde de Patos de Minas devem reforçar os protocolos e medidas de segurança com seus profissionais de saúde e população relacionada, com ações de educação permanente e mobilização social.