As autoridades pedem para que a população redobre os cuidados e elimine os focos.

O número de casos prováveis de dengue mais que dobrou em um mês em Patos de Minas. Até o mês de fevereiro, o número de casos suspeitos era 136 e, um mês depois, os casos aumentaram para mais de 300. As autoridades pedem para que a população redobre os cuidados e faça de tudo para eliminar os focos do mosquito da dengue. Não foram registrados casos suspeitos de zika vírus e nem de chikungunya.

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES), até o momento, neste ano, foram cerca de 317 casos prováveis de dengue na capital do milho, ou seja, 181 casos a mais. Para tentar amenizar um pouco essa situação, os agentes de saúde vêm realizando trabalhos específicos de conscientização por meio de blitzes em vários bairros da cidade.

As condições climáticas desta época, quando calor e chuva se intensificam, são propícias à reprodução do mosquito Aedes aegypti. Como consequência, aumentam os casos de dengue, chikungunya e zika vírus. Os moradores devem redobrar os cuidados. Os dados constam do último boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde (SES), atualizado nesta terça-feira 10 de março.

Em Minas Gerais

Em 2020, Minas Gerais registrou 25.877 casos prováveis de dengue até o momento. Quanto aos óbitos, em 2020, 01 óbito pelo agravo foi confirmado no município de Medina e 15 óbitos permanecem em investigação. Em relação à Febre Chikungunya, foram registrados em 2020, até o momento, 480 casos prováveis. Já em relação à Zika, em 2020 foram registrados 168 casos prováveis, sendo 36 em gestantes.