Os números atualizados já mostram quase 1000 notificações e cerca de 150 casos confirmados.

A situação epidêmica da dengue em Patos de Minas vai fazendo dezenas de vítimas. Os números atualizados já mostram quase 1000 notificações e cerca de 150 casos confirmados. Para tentar garantir a limpeza de todos os imóveis, um decreto publicado esta semana concede mais poder aos agentes para adentrar as residências e fazer o controle.

De acordo com a coordenadora do Programa de Combate à Dengue em Patos de Minas, Daniele Cristine Nunes, atualmente já são 920 casos notificados e 148 confirmados para dengue. Em pouco mais de 10 dias, os casos dobraram. No dia 18/03, eram 571 notificações e 73 casos confirmados da doença. De chikungunya são 4 notificações e 0 confirmados e mais 7 notificações de zika e 1 confirmado.

Para tentar controlar a situação, um trabalho intensificado dos agentes de combate a endemias vem sendo realizado. Além de fumacê à tarde ou de manhã, em todos os dias da semana, nos locais onde foram registrados casos de dengue, os agentes estão fazendo mutirões aos fins de semana para limpar os imóveis.

Neste sábado, o trabalho dos agentes será no Jardim Esperança e Nossa Senhora Aparecida. No fim de semana passado, os agentes foram até os Bairros Carumuru e Nossa Senhora das Graças. “O fumacê está sendo realizado de manhazinha e à tarde, após o expediente, porque, caso contrário, não surte efeito”, disse.

Para dar mais poder aos agentes, um decreto municipal foi publicado no início da semana tornando a entrada dos agentes compulsória. “Uma casa que fica sem ser vistoriada, pode comprometer vários quarteirões”, ressaltou. A coordenadora continua contando com a colaboração da população na limpeza dos imóveis e eliminando qualquer material que possa acumular água.