Munições, 1 espingarda, pólvora e outros objetos foram apreendidos.

A Polícia Militar de Meio Ambiente prendeu nesta sexta-feira (07) um homem de 35 anos acusado de posse irregular de arma de fogo e manter pássaros da fauna silvestre em cativeiro. A prisão aconteceu durante fiscalização de recursos hídricos no município de São Gonçalo do Abaeté. Além dos pássaros e da arma, os policiais encontraram munições na residência.

De acordo com o registro da ocorrência, durante fiscalização dos recursos hídricos na região de São Félix, ao chegar na fazenda, os policiais encontraram a sede sem morador, então deslocaram até o imóvel do caseiro situado a uns 200 metros, no qual também não havia ninguém.

No momento da fiscalização, foi verificado que na varanda da residência havia 2 gaiolas e 1 alçapão, sendo que em uma encontrava-se um canário belga e na outra 1 trinca ferro, sem anilha. Dentro da residência, ouviram um barulho alto de pássaros em cativeiro em gaiolas. Como não havia ninguém na fazenda, os militares aguardaram a chegada de algum morador, sendo que por volta das 13h40, chegou na residência o caseiro. Ao ser questionado quanto à documentação do poço da fazenda, este não soube explicar se havia documentação.

Quanto aos pássaros, este relatou que o trinca ferro não possui anilha e que dentro da casa havia mais dois papagaios verdadeiros, tendo este aberto a resistência na presença das testemunhas, sendo encontrados dentro de uma gaiola os dois pássaros e, em cima de uma estante, foram encontrados 1 espingarda, calibre 36, bem como um cano de espingarda do mesmo calibre, além de uma sacola plástica contendo 6 munições calibre 12 intactas, 3 cartuchos deflagrados calibre 36, 36 munições calibre .22 , 2 frascos contendo pólvora, 3 vasilhas contendo espoleta e 2 recipientes contendo chumbo e 1 porta munições de couro. Diante disso, o homem foi preso e conduzido para delegacia de Patos de Minas, além de ser autuado. De acordo com o Sargento Edivone, os pássaros foram encaminhados para o órgão competente.