A serpente estava na pista onde centenas de pessoas fazem caminhada diariamente.

O Corpo de Bombeiros foi acionado na noite desta terça-feira (09) para capturar uma serpente venenosa na Orla da Lagoa Grande. A captura aconteceu em um dos momentos de maior movimento no Cartão Postal de Patos de Minas. Impressionados com o fato inusitado e perigoso, moradores fizeram imagens da serpente e enviaram para Patos Hoje.

O Cabo Renato do Corpo de Bombeiros informou que eles foram acionados por volta das 20h00 pelo proprietário de um trailer de venda de coco e caldo de cana. O bombeiro explicou que a cobra chegou a ser acondicionada em um balde para depois ser solta em outro local, mas ela acabou escapando para a orla da lagoa, onde centenas de pessoas fazem caminhada.

A cascavel de cerca de 45 centímetros foi capturada para ser levada para uma reserva ambiental. O Cabo Renato informou que ninguém chegou a se ferir e nem a cobra ficou ferida. “A população está consciente de que não pode matar”, destacou. Ele ressaltou o perigo da serpente no local. “O movimento era grande. Havia mulheres, crianças e cachorros no local”, disse.

Quando questionado sobre de onde teria surgido a cascavel, Renato descartou que ela tenha saído da Lagoa. “Ela não fica em locais com barulho e movimentação de pessoas”, contou. Ele acredita que ela possa ter vindo no veículo de alguém que tenha ido até a zona rural. “Quando for à zona rural é importante verificar roupas, botas, o veículo para ver se não houve uma invasão”, alertou.

A cascavel é uma cobra venenosa que se desenvolve na América do Sul. Estas serpentes possuem um veneno neurotóxico, que atua no sistema nervoso dos seres humanos e faz com que a vítima tenha dificuldades de locomoção e respiração. É uma serpente com hábitos predominantemente noturnos, terrestre e pouco ágil. No Brasil, cinco subespécies de cascavéis podem ser encontradas.

E essa não foi a única serpente capturada pelos Bombeiros na noite desta terça. Uma jiboia de aproximadamente 1 metro também foi capturada no Bairro Campos Elísios. Após serem acionados por uma moradora, os bombeiros a encontraram na rua. Esta serpente também será levada para uma reserva ambiental para ser solta.