A data foi comemorada com palestra e chá para todos os membros da instituição.

A Casa da Sopa Tia Euzápia comemorou nesse sábado (10) em Patos de Minas 25 anos. A data foi comemorada com palestra e chá para todos os membros da instituição que tem o propósito de amenizar o sofrimento físico, psíquico e espiritual das pessoas. A instituição está localizada na Rua Três Corações, 18, no Bairro Padre Eustáquio.

Para comemorar, os voluntários participaram de uma palestra com Carlos Juscelino, expositor espírita da cidade de Monte Carmelo. E, em seguida, ocorreu o encerramento das comemorações com um chá para todos os participantes da instituição que não possui fins lucrativos, tendo nascido do altruísmo dos companheiros.

A “Casa da Sopa Tia Euzápia” foi idealizada no ano de 1979. Atualmente, já criada, a obra é mantida sob a luz do Evangelho Cristão, tendo como missão amenizar o sofrimento físico, psíquico e espiritual do ser humano. “Por meio da vivência prática, possibilita aprendermos a Amar-nos e instruir-nos mutuamente  em  Cristo.  Entidade que Inicialmente sem sede física (Própria), teve as suas atividades de preparo e distribuição da sopa aos sábados, realizadas na casa da Sra. Maria Luiza de Oliveira Souto,  integrante do grupo idealizador do projeto  e a atual Presidente de Honra da instituição, dentre as duas prógonas, ou seja, vanguardista e precursoras que ainda continuam à frente dos trabalhos da Casa”, explicaram.

Quando da sua oficial fundação, em 1993, esta passou a ter a denominação de Casa da Sopa Tia Euzápia, nome sugerido em homenagem à Sra. Euzápia Novelino, carinhosamente conhecida como Tia Euzápia, nascida em 07.02.1905, na localidade denominada Espírito Santo da Forquilha, hoje Delfinópolis – MG, irmã do Sr. Eurípedes Novelino (membro do grupo idealizador) filhos de José David e Josefina Melo Novelino,  a qual fora batizada em homenagem à italiana Espírita Euzápia Paladino que foi uma respeitada educadora, que mesmo não possuindo curso de magistério, trabalhou incansavelmente em prol da educação de crianças carentes de nossa cidade, tendo  seu trabalho publicamente  reconhecido, vindo a falecer  em 1º de março de 1983, na cidade de Patos de Minas-MG.

A Casa da Sopa Tia Euzápia, enquanto instituição de Assistência Social, oferta serviços, cursos de capacitação e profissionalizantes, programas e projetos da Proteção Social Básica visando ao fortalecimento de vínculos e a harmoniosa convivência social e espiritual do ser humano. Os membros executam trabalhos sociais essenciais como: acolhida, estudo social, visita domiciliar, orientação e encaminhamentos de grupos, acompanhamento familiar, atividades comunitárias, campanhas socioeducativas, informação, comunicação e defesa de direitos, desenvolvimento do convívio familiar e comunitário, mobilização para a cidadania, conhecimento do território, cadastramento socioeconômico, notificação da ocorrência de situações de vulnerabilidade e risco social e busca ativa.

A Fé da Instituição Casa da Sopa Tia Euzápia, como a do mestre, é a de que Só há um único Caminho: “Obreiros da Seara divina de última hora que somos, resta-nos alinhar-nos e acelerarmos os passos; pois o caminho já esta traçado. O Físico ficará, o Homem perecerá, só as obras o elevará - João 14:6 ( “ Eu sou o caminho e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.” – Jesus ). E, amar-nos e instruir-nos mutuamente sob a luz do Evangelho Cristão. Objetivando o fraterno adiantamento Ético e Moral (Evolução Espiritual) - Marcos 16:15,17,18 ( “Indo ao mundo inteiro, proclamem o evangelho a toda criatura. Estes sinais hão de acompanhar aqueles que creem: em meu nome, expelirão demônios; falarão novas línguas; pegarão em serpentes; e, se alguma coisa mortífera beberem, não lhes fará mal; se impuserem as mãos sobre enfermos, eles ficarão curados.” Jesus ).