Patos de Minas recebeu a presença do Consultor da Secretaria Nacional da Juventude, Alexandre Almeida.

Na manhã desta terça-feira (20), Patos de Minas recebeu a presença do Consultor da Secretaria Nacional da Juventude, Alexandre Almeida, que falou sobre o programa ID Jovem, uma carteirinha com muitos benefícios aos jovens de 15 a 29 anos. As pessoas cadastradas terão direito a 50% de desconto em eventos culturais e até 100% em viagens interestaduais.

Em conversa na Câmara dos Vereadores, Alexandre contou que em Patos de Minas existem cerca de 7 mil jovens cadastrados e aptos a usufruírem dos benefícios propostos pela Secretaria de Educação.

Esse programa tem como finalidade assegurar os direitos do jovem a cultura e a mobilidade. Com esse programa, os jovens terão direito a 50% de desconto em ambientes culturais como cinema, teatro, circo, shows e afins. Além de garantir passagens interestaduais totalmente gratuitas.

Para se cadastrar no programa é muito simples. Basta o jovem se dirigir até uma das unidades do CRAS - Centro de Referência de Assistência Social, munido de documentação com foto e de todos que morem na mesma residência para a realização do CAD Único e assim obter um número de NIS (Número de Identificação Social). Esse número é essencial para pessoas que queiram ser beneficiadas por algum projeto social.

Feito Isso, é preciso aguardar de 3 a 5 dias úteis para que esse número fique à disposição da pessoa titular da renda familiar. Lembrando que a renda familiar não pode ultrapassar dois salários mínimos. Se o jovem não for o titular da renda da família, ele deverá comparecer ao CRAS juntamente com o responsável.

Após recebimento do NIS, é só baixar o aplicativo grátis da ID Jovem, disponível em todas as plataformas digitais, e realizar o cadastro. Cadastro feito, a carteirinha será gerada. Alexandre recomenda que a carteirinha seja impressa por parte do jovem para que não haja burocracia na hora de solicitar o benefício.

Para viagens interestaduais, o beneficiário deve se dirigir ao guichê desejado e apresentar sua ID jovem juntamente com um documento original com foto solicitando deferimento do benefício. São disponibilizados quatro assentos por linha, sendo duas 100% e duas 50%. Caso as vagas já estejam ocupadas, a pessoa poderá marcar sua viajem para outro dia.

Caso esse benefício seja negado pela empresa de ônibus é importante que o jovem faça um pedido formal escrito da atendente do guichê explicando porque indeferiu a solicitação de benefício. Caso isso seja feito é só ir até o Procon ou Ministério Público e registrar queixa contra a companhia de transporte. Caso esse pedido formal não seja atendido é recomendado que o beneficiário grave um vídeo com o próprio celular juntamente com uma testemunha explicando o que aconteceu no momento e posteriormente se dirigir ao Procon ou ao Ministério Público para registro de reclamação.

Autor: Maurício Fernandes