349669 2216 Ok
Copasa - 21-06-17
Postado em 20/06/2017
Compartilhe:

Carteirinha que concede gratuidade em passagens interestaduais é lançada em Patos de Minas

As pessoas cadastradas terão direito a 50% de desconto em eventos culturais e até 100% em viagens interestaduais.

Patos de Minas recebeu a presença do Consultor da Secretaria Nacional da Juventude, Alexandre Almeida.

Na manhã desta terça-feira (20), Patos de Minas recebeu a presença do Consultor da Secretaria Nacional da Juventude, Alexandre Almeida, que falou sobre o programa ID Jovem, uma carteirinha com muitos benefícios aos jovens de 15 a 29 anos. As pessoas cadastradas terão direito a 50% de desconto em eventos culturais e até 100% em viagens interestaduais.

Em conversa na Câmara dos Vereadores, Alexandre contou que em Patos de Minas existem cerca de 7 mil jovens cadastrados e aptos a usufruírem dos benefícios propostos pela Secretaria de Educação.

Esse programa tem como finalidade assegurar os direitos do jovem a cultura e a mobilidade. Com esse programa, os jovens terão direito a 50% de desconto em ambientes culturais como cinema, teatro, circo, shows e afins. Além de garantir passagens interestaduais totalmente gratuitas.

Para se cadastrar no programa é muito simples. Basta o jovem se dirigir até uma das unidades do CRAS - Centro de Referência de Assistência Social, munido de documentação com foto e de todos que morem na mesma residência para a realização do CAD Único e assim obter um número de NIS (Número de Identificação Social). Esse número é essencial para pessoas que queiram ser beneficiadas por algum projeto social.

Feito Isso, é preciso aguardar de 3 a 5 dias úteis para que esse número fique à disposição da pessoa titular da renda familiar. Lembrando que a renda familiar não pode ultrapassar dois salários mínimos. Se o jovem não for o titular da renda da família, ele deverá comparecer ao CRAS juntamente com o responsável.

Após recebimento do NIS, é só baixar o aplicativo grátis da ID Jovem, disponível em todas as plataformas digitais, e realizar o cadastro. Cadastro feito, a carteirinha será gerada. Alexandre recomenda que a carteirinha seja impressa por parte do jovem para que não haja burocracia na hora de solicitar o benefício.

Para viagens interestaduais, o beneficiário deve se dirigir ao guichê desejado e apresentar sua ID jovem juntamente com um documento original com foto solicitando deferimento do benefício. São disponibilizados quatro assentos por linha, sendo duas 100% e duas 50%. Caso as vagas já estejam ocupadas, a pessoa poderá marcar sua viajem para outro dia.

Caso esse benefício seja negado pela empresa de ônibus é importante que o jovem faça um pedido formal escrito da atendente do guichê explicando porque indeferiu a solicitação de benefício. Caso isso seja feito é só ir até o Procon ou Ministério Público e registrar queixa contra a companhia de transporte. Caso esse pedido formal não seja atendido é recomendado que o beneficiário grave um vídeo com o próprio celular juntamente com uma testemunha explicando o que aconteceu no momento e posteriormente se dirigir ao Procon ou ao Ministério Público para registro de reclamação.

Imagens atualizado em 20/06/2017 • 37 fotos

Autor: Maurício Fernandes

Nego Duro - Rodapé Notícias
Postado em 20/06/2017
Compartilhe:

20 comentários

Recentes Populares
Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Patos Hoje. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Portal Patos Hoje poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!

Os comentários que receberem 20 votos negativos a mais que os positivos serão retirados do Portal.

  • QUERO SABER | 5 dias, 4 horas atrás

    ALGUÉM SABE ME DIZER ONDE QUE TEM UMA UNIDADE DO CRAS AQUI EM PATOS ?

    0 0 Responder

  • fera | 5 dias, 18 horas atrás

    só até 29 anos? :rage: que preconceito. tem pessoas com mais idade que ainda participam. :rage: :rage:

    0 0 Responder

  • Resposta ao Cidadão | 6 dias, 1 hora atrás

    Caro cidadao, absurdo é o preço q essas empresas de onibus cobram na passagem sem dar o mínimo de conforto e segurança aos passageiros. Tem passagem de aviao ida e volta saindo do mesmo preço q uma passagem de onibus so de ida de Patos a B.H. Isso sim é absurdo e abuso.

    2 1 Responder

  • nana | 6 dias, 17 horas atrás

    Absurdo!!! porque não abrem frentes de trabalho para essa moçada trabalhar e conquistar seu sustento? Até quando nós trabalhadores vamos sustentar marmanjos e acomodados? Uma pessoa nessa idade não pode trabalhar e ser independente? As passagens de ônibus já estão um absurdo e com certeza vão subir ainda mais para nós pagantes ...

    10 3 Responder

    Rob - 6 dias, 17 horas atrás

    Kkkk pessoa revoltada pq tem mais de 30 e não pode ter a carteirinha kkkkk ...

    6 10

  • Quem vai pagar é você, contribuinte e trabalhador | 6 dias, 18 horas atrás

    https://www.youtube.com/watch?v=WFIN5VfhSZo

    5 2 Responder

  • Quem vai pagar? | 6 dias, 19 horas atrás

    Eu queria saber onde estão os estudantes brasileiros? A maioria não estuda, vão pra aula pra ficar no zap-zap e comprar um diploma a prestação.

    13 2 Responder

  • Thatcher | 6 dias, 19 horas atrás

    Quem vai pagar essa farra? Dinheiro não dá em árvore? É justo cobrar passagens mais caras de quem precisa viajar pra bancar a farra da molecada? Esse Brasil é uma vergonha mesmo. Alguém acha que existe alguma coisa de graça? Se alguém ganha, tem outras pessoas trabalhando e pagando. É por isso que esse país não vai pra frente!

    15 2 Responder

  • Cidadão | 6 dias, 20 horas atrás

    Eu trabalho nessa área de transporte e acho um absurdo o tanto de benefícios que existe, passe idoso( duas vagas de 100% e 50% sem limite de vagas), passe livre ( 100% para deficiente e acompanhante sem limite de vagas) e agora esse passe jovem. Para quem não sabe o governo não reembolsa as empresas, portanto as mesmas tem que tirar o prejuízo com aumento das tarifas.

    11 0 Responder

    Flavio - 6 dias, 19 horas atrás

    Pelo jeito querem falir essas empresas de ônibus. Vão fazer caridade com chapéu alheio. como que fica o empresarios? tem funcionários , impostos,fora a manutenção dos ônibus......

    6 2

    Jose Tiao - 6 dias, 19 horas atrás

    Este assistencialismo que existe no Brasil acaba com os empresários, acaba com cidadão comum e em resumo acaba com todo mundo. Vai beneficiar várias pessoas mas aquelas que não são beneficiadas ao ter que pagar sua passagem o preço será o dobro do triplo do preço para manter o tal assistencialismo. Isso não funciona em nenhum lugar, tudo que é de graça no Brasil tem qualidade abaixo da crítica, para recompensar isto tem que aumentar de outro lado.

    4 1

    Marcso - 6 dias, 19 horas atrás

    concordo plenamente, mas, sinceramente, essas empresas de onibus estão pouco se lixando pra população, tanto q impedem a cidade de ter um aeroporto descente, e sempre contribui para q empresas n venham para ca.

    3 3

  • PEDRO PEDREIRA | 6 dias, 20 horas atrás

    Brasil é o país do pão e do circo.

    11 0 Responder

  • João | 6 dias, 20 horas atrás

    Vai ser tolo rapaz, vc tem filhos não ? Tem família não ?? Egoísta

    6 11 Responder

carregar mais comentários