O balanço de 2017 ainda não está fechado, mas em 2016, o trânsito no Brasil tirou a vida de 47 mil pessoas e deixou outras 400 mil com algum tipo de sequela. Voltar para casa ileso, depois de um dia de trabalho, está se tornando uma preocupação cada vez maior. Quem tem fé pode contar, a partir de agora, com a Benção dos Veículos, que será realizada sempre na primeira sexta-feira de cada ano.

A campanha foi lançada hoje pelos Padres Capuchinhos de Patos de Minas e atraiu muita gente. Filas de veículos se formaram ao longo de toda a manhã em frente à Igreja de Santa Terezinha. Automóveis de todos os tipos, como caminhões, utilitários em geral, carros, motos e bicicletas foram receber a benção.

O vendedor Divino Silva aproveitou o horário de almoço para receber a benção. Devoto fervoroso, ele acredita na fé para se proteger do trânsito cada dia mais complicado em Patos de Minas. Agostinho Afonso Cabral saiu do bairro Sebastião Amorim para receber as bênçãos oferecidas pelos padres Capuchinhos.

O Frei Honorato explica que a Benção dos Carros é realizada todos os anos na cidade de Curitiba. Lá, além de promover a benção dos carros, os Padres recebem donativos para ajudar na formação de novos Padres Capuchinhos. Segundo ele, a intenção é repetir a iniciativa em Patos de Minas, oferecendo proteção aos condutores de veículos e arrecadando recursos para a ordem franciscana.

Os condutores interessados em receber as bênçãos dos Padres Capuchinhos devem se dirigir à Igreja de Santa Terezinha até às 17h. O Frei Honorato explica, no entanto, que só a benção não é suficiente para evitar os acidentes. É preciso ter prudência!