A Campanha foi aberta na manhã desse domingo (07).

Foi aberta na manhã desse domingo (07) na sede do Dispensário São Vicente de Paulo em Patos de Minas mais uma edição da Campanha de Folias de Reis. A iniciativa surgiu na década de 50 e foi passando de geração para geração até chegar aos dias atuais. Ao completar 60 anos, a Campanha faz um resgate dos benefícios culturais, religiosos e de solidariedade para sociedade patense.

A Campanha de Folias de Reis foi criada pelo radialista Patrício Filho, que abriu os microfones da Rádio Clube AM para as apresentações dos ternos de folia. Isso foi em 1958 e não parou mais. Com a morte de Patrício Filho, o radialista Valico Pereira ficou responsável pelas apresentações das folias. Este ano, a expectativa é de que mais de 60 Ternos de Folia participem da Campanha.

Além do aspecto cultural e religioso, a Campanha de Folias de Reis também tem papel fundamental no auxílio prestado pela Sociedade São Vicente de Paulo às famílias carentes do município. Durante as apresentações, os Ternos de Folia recebem doações da comunidade, que são repassadas à entidade. No ano passado, a Campanha arrecadou R$ 913.468,00.

Este ano, a expectativa dos organizadores é de que o número de participantes aumente e que as doações ultrapassem a casa de R$ 1 milhão. O dinheiro é usado principalmente para ajudar na manutenção do Lar Vicentino Padre Alaor. A entidade abriga quase 100 idosos carentes que não tem pra onde ir. Além disso, a Sociedade de São Vicente de Paulo atende mais de mil pessoas carentes.

A Campanha de Folias de Reis 2018 foi aberta pelo Terno Mensageiros do Barreirinho, da localidade de Serrinha. A Folia é mantida pelo capitão Deodato Gonçalves Caixeta, que aos 87 anos continua mantendo a tradição e ensinando aos descendentes o valor da fé e da solidariedade.

Como manda a tradição, a partir de agora, os Ternos de Folia vão percorrer a cidade e a zona rural reforçando a fé nos três reis magos. As festas religiosas acontecem nas casas e nas fazendas e tem como uma das principais características a fartura das comidas salgadas e doces.