Nossa equipe de reportagem registrou o momento em que pacientes recebiam a dose da vacina.

Teve início nesta quarta-feira (10) em todo o país, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. Nossa equipe de reportagem percorreu algumas unidades de saúde em Patos de Minas para ver como está a movimentação de pessoas em busca da imunização. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a meta para este ano é imunizar cerca de 40 mil pessoas nas diversas unidades de saúde espalhadas pela cidade.

Neste início de campanha, apenas parte do grupo de risco receberá a dose da vacina. São crianças com idade entre 1 e 6 anos, grávidas em qualquer período gestacional e puérperas, mulheres até 45 dias após o parto. De acordo com o Ministério da Saúde, esses casos serão priorizados devido a sua alta vulnerabilidade. Posteriormente, os outros grupos de risco poderão receber a dose da vacina. Na UBS do Cristavo, o movimento foi intenso na parte da manhã. Foram aplicadas mais de 130 doses da vacina.

Nossa equipe de reportagem registrou o momento em que pacientes recebiam a dose da vacina. A dona Alzira de 57 anos disse que fica mais tranquila depois que toma a dose. “Nossa é muito ruim ficar doente e ultimamente a gente tem visto tanta gente adoecendo né, eu vim justamente pra jogar a gripe para longe de mim”, disse ela bastante humorada. Em Patos de Minas, são 17 unidades de saúde básica na área urbana e mais três na zona rural.

A expectativa da secretaria de saúde é distribuir cerca de 40 mil doses da vacina contra a gripe em Patos de Minas. As pessoas que estão entre os grupos de risco são trabalhadores da saúde, povos indígenas, idosos, professores de escolas públicas e privadas, jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, funcionários do sistema prisional e pessoas privadas de liberdade. Esses poderão receber a dose a partir do dia 22 de Abril. O horário de funcionamento das UBSs para a vacinação é de 08h00 às 16h00.