A situação foi registrada em vídeo próximo ao Restaurante do Rivalcino.

Um caminhão carregado com tomate foi flagrado por um usuário da BR365 em Patos de Minas derramando chorume na pista. A situação foi registrada em vídeo próximo ao Restaurante do Rivalcino. A infração é gravíssima e, além de aumentar os riscos de acidentes, o produto danifica a pavimentação e as marcas viárias.

O caminhão seguia pela rodovia federal em sentido a Patos de Minas quando foi flagrado. O vídeo encaminhado para o Patos Hoje mostra que, praticamente em todo o trajeto do veículo, houve derramamento do chorume, que é o líquido proveniente da carga de tomate. O vazamento acontece na parte traseira, do lado direito da carroceria. Como não havia medidas de contenção, o chorume se espalhava pela pista.

É possível notar que um motociclista percebe o derramamento e chega a se aproximar mais à esquerda para não ser atingido pelo líquido. Em certo momento, o condutor da moto acaba fazendo uma ultrapassagem proibida em um trecho de faixa contínua, o que também não é nada recomendável. Não se sabe se a ultrapassagem aconteceu para fugir do chorume.

É verdade que o líquido na pista a torna mais escorregadia o que pode causar acidentes. Para motociclistas, a pista pode se tornar uma armadilha. O chorume também é considerado corrosivo, podendo danificar a pavimentação e também as marcas viárias, que são as faixas de trânsito. Por isso, a situação é proibida pela legislação de trânsito.

Em contato com o Inspetor Terceiro da Polícia Rodoviária Federal, o policial chamou a atenção para o que determina o Código de Trânsito Brasileiro nesses casos. A legislação descreve esta situação como gravíssima, sendo punida com multa e retenção do veículo para regularização. O valor da multa é de R$293,47 e o motorista ganha 7 pontos na CNH.