Todas as Autoescolas deverão equipar os seus veículos com câmeras de monitoramento e aparelho de GPS.

As pessoas que pretendem possuir uma CNH terão que separar um pouco mais de dinheiro a partir do mês de maio. Isso porque o Conselho Nacional de Trânsito estabeleceu uma nova norma para conseguir o documento. Todas as Autoescolas deverão equipar os seus veículos com câmeras de monitoramento e aparelho de GPS. A medida visa dar uma maior transparência ao processo de habilitação. Os custos dessa nova tecnologia serão repassados aos candidatos.

De acordo com o Detran-MG, o principal objetivo dessa nova ferramenta é auxiliar na fiscalização de aulas práticas e na avaliação do candidato a Carteira de Habilitação por meio de áudio, vídeo, fotos e sensores ligados ao veículo. Segundo o Diretor do Detran César Augusto Monteiro Júnior, a medida irá fazer com que o aluno tenha mais segurança na hora de realizar o exame. Ele disse também que o aluno sairá mais capacitado o que, consequentemente, evitaria novas provas e caindo assim o índice de reprovação.

Wilson Leles, proprietário de um Centro de Formação de Condutores e Diretor do Sindicato dos Proprietários de Autoescola de Minas Gerais, disse que haverá uma reunião em Patos de Minas com todos os donos de Autoescolas para que fique definido um valor padrão a ser repassado para o condutor. “Nós vamos esperar até que mais empresas se credenciem para realizar a montagem e a manutenção das câmeras, até o momento foram apenas duas, para podermos fixar um valor que fique justo tanto para as empresas quanto para o aluno.”

Wilson contou que o vídeo registrado servirá para ser usado em sala de aula “A medida não é ruim, é mais uma segurança para o aluno e para nós. Os vídeos que serão produzidos irão nos ajudar a ver onde o aluno errou, o que precisa ser feito e assim diminuir também o índice de reprovação”. Em um primeiro momento, o vídeo monitoramento só irá funcionar nas aulas de direção. Posteriormente será estendido para o momento do exame.

As Autoescolas têm até 40 dias para apresentar um contrato com a empresa responsável por instalar o sistema no veículo. Os carros deverão ser equipados com 5 câmeras de segurança e o instrutor terá que ter um tablet para acompanhar a evolução do candidato. “O instrutor poderá verificar quantas vezes o aluno deixou de olhar no retrovisor ou quando ele pisou no freio sem necessidade”, exemplificou Wilson. Além disso, haverá um sistema de telemetria que informará ao candidato todo procedimento que estiver adotando na direção do veículo. O Detran ressaltou que não haverá aumento das taxas dos exames de direção para candidatos, entretanto fica a critério do Centro de Formação de Condutores cobrar ou não pelos novos serviços prestados. No entanto, Wilson informou que o novo serviço deverá ser pago pelo candidato.