Agência da Caixa Econômica Federal (Foto: Arquivo Patos Hoje)

A Caixa Econômica Federal está realizando um grande mutirão nas regiões do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas para renegociar débitos em atraso de mutuários da casa própria. Em Patos de Minas cerca de 300 pessoas estão com prestações em atraso e poderão fazer acordo com a instituição financeira garantir a posse da casa própria.

O mutirão está sendo realizado em 75 cidades da região, incluindo além de Patos de Minas, as cidades de Uberlândia, Uberaba, Ituiutaba, Araxá e Araguari. Nesta área, a Caixa possui  mais de 142 mil contratos de financiamento habitacional vigentes. Deste total, cerca de 2.280 contratos, que totalizam R$ 171,4 milhões, apresentam atraso de mais de 90 dias nas prestações.

Durante o Mutirão Caixa fique em dia com a casa própria, serão disponibilizadas diversas alternativas de renegociação, de acordo com a situação de cada contrato e a capacidade de pagamento do titular. Segundo o gerente geral da Caixa de Patos de Minas, Domingos Sávio Rosa, os mutuários em atraso poderão renegociar o débito, parcelando os valores em atraso ou mesmo incorporando ao financiamento. “ Caixa não tem o interesse de tomar imóvel de nenhum cliente”, explicou.

De acordo com o Superintendente Regional da Caixa no Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas, Luis Carlos Alves, o principal objetivo é assegurar a posse do imóvel, que é dado em garantia na contratação do financiamento. "Queremos que o proprietário do imóvel financiado na Caixa que esteja com prestações em atraso, renegocie os débitos de acordo com a sua capacidade de pagamento e tenha a tranquilidade de que a casa da sua família está protegida, sem riscos de sofrer uma ação de retomada para garantia da dívida", explicou o Superintendente.

Os clientes com prestações em atraso que quiserem renegociar os débitos devem procurar as agências da Caixa no horário de 10h às 15h. O mutirão vai até o dia 28 de junho.  O banco acredita que poderá renegociar pelo menos 25% dos débitos em atraso durante o Feirão.