Um cágado adulto surgiu caminhando tranquilamente pela mais movimentada avenida do bairro Copacabana em Patos de Minas na tarde desse domingo (05). O animal parecia perdido e corria risco de ser atropelado, até que um morador que passava pelo local parou o carro e o tirou do meio da via.

O cágado estava na avenida Angra dos Reis, que encontra com a avenida Padre Almir e que é por onde passa o chamado Córrego da Cadeia. Embora encoberto pela estrutura de concreto e tomado por esgoto, o curso d’água continua existindo e poderia estar servindo de morada para o animal antes da fuga.

Para evitar que ele fosse atropelado pelos carros, o morador pegou o cágado e o levou para um enorme lote vago que existe no cruzamento da avenida com a rua Alberto Pereira Rocha. Este tipo de quelônio, no entanto, não consegue permanecer somente em ambiente terrestre. Ele precisa também de água para buscar seu alimento.

Os cágados podem viver até 40 anos. Na fase adulta, o animal pode chegar a medir 40 centímetros. Eles são carnívoros e se alimentam principalmente de peixes. A criação em cativeiro exige diversos cuidados, uma vez que eles necessitam de ambientes que mesclam água e terra.