Superintendência Regional de Ensino de Patos de Minas.

Sexta-feira (12) é o último prazo para o cadastramento escolar e poucas inscrições foram realizadas em Patos de Minas. O cadastro é feito para garantir a vaga do aluno em uma escola pública no ano de 2020. Caso não seja feita a inscrição, a criança poderá ter que estudar em uma escola mais distante de casa. O cadastro é feito pela internet ou em uma unidade escolar estadual ou municipal mais próxima.

O cadastramento começou no dia 1º de julho e vai até esta sexta-feira (12). De acordo com a Diretora da Superintendência Regional de Ensino de Patos de Minas, Elizabeth Maria Nascimento e Silva, a previsão para os 14 municípios da SRE é de que 3300 crianças sejam cadastradas. No entanto, até a última verificação, apenas 741 inscrições foram realizadas. “Menos de um terço realizaram o cadastro”, ressaltou.

Para a Capital do Milho, a meta é chegar a 1200 novos alunos no 1º ano do ensino fundamental na rede pública. Os cadastros podem ser feitos através do site www.educacao.mg.gov.br ou em uma escola mais próxima. Os pais deverão ter em mãos a certidão de nascimento, o CPF do cadastrante e um comprovante de endereço, sendo preferencialmente a conta de energia.

A diretora da SER destacou que o prazo não será prorrogado. O cadastramento escolar é importante para que o estado e município se organizem para anteder os estudantes no próximo ano. Aquele que não realizar o cadastramento escolar só fará a matrícula em dezembro após as matrículas dos já cadastrados, o que pode fazer com que estudem mais distantes de casa.

Estudantes de 6 anos completos ou que irão completar 6 anos até 31 de março de 2020 devem se cadastrar. Também devem se cadastrar estudantes que deixaram a escola e desejam retornar ou ainda alunos de escolas particulares que queiram estudar na rede pública no próximo ano.