O encontro foi voltado para a capacitação e formação contínua dos profissionais do serviço de atendimento de urgência e emergência em Patos de Minas/MG.

O Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR), através do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Patos de Minas e do Núcleo de Educação e Urgência (NEU) realizou nessa terça-feira (24), mais um encontro voltado para a capacitação e formação contínua dos profissionais do serviço de atendimento de urgência e emergência em Patos de Minas/MG. Na oportunidade, profissionais do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Minas Gerais (CBMMG), equipe da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC), funcionários do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Emergência (Samu) e estagiários do Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM) puderam aperfeiçoar seu conhecimento. Os encontros também fazem parte da Campanha da Organização das Nações Unidades (ONU) e da Estratégia Internacional para Redução do Risco de Desastres, Patos de Minas mais Resiliente, buscando ser o município cidade modelo, no período compreendido entre 2015 - 2030.

De acordo com o Coordenador do Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR), 2º Tenente BM João Fernandes Caixeta, reunir em um mesmo espaço físico diversos órgãos, significa um atendimento mais rápido e eficiente à população. Esta é a realidade em Patos de Minas, através do Centro Integrado de Comando e Controle (CICCR) que reúne o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, por meio da 4ª Companhia Independente de Bombeiros Militar em Patos de Minas, o Samu e a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC).

Alexander Gonçalves, Diretor Geral do Samu informou que esses encontros são necessários, pois os profissionais do serviço lidam diariamente com circunstâncias de alto estresse, que é o atendimento ao paciente com risco iminente de morte. Os encontros são um método de capacitação, integração e discussão dos problemas corriqueiros que acontecem durante a realização dos atendimentos. Neste sentido, com os treinamentos conjuntos, teremos uma resposta cada vez mais rápida e eficiente ao cidadão, por meio da união das instituições, diminuindo principalmente o tempo de resposta, atendendo com melhor qualidade, de forma inteligente e, principalmente, com menor custo à comunidade. “São trocadas experiências entre equipes do Samu, Bombeiros Militares e membros da Defesa Civil, e, com isso, as equipes buscam aperfeiçoar a qualidade do atendimento à população”, afirmou o diretor geral.

O Coordenador do Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR) explica ainda que é de extrema importância a troca de informações e experiências entre as equipes do Corpo de Bombeiros Militar, o Samu  e a Defesa Civil por meio da capacitação e integração dos treinamentos entre as instituições, que estão unidas para salvar vidas. Ainda mais, com tema relevante e que faz parte do cotidiano das equipes que é o atendimento a vítimas de parada cardiorrespiratória. “O treinamento conjunto de equipes de bombeiros militares, funcionários do Samu, e Defesa Civil, é de extrema importância, pois quanto mais rápido identificada as paradas cardiorrespiratórias, e ainda mais rápidas iniciadas as compressões cardíacas, aumenta cada vez mais a chance da vítima sobreviver. As estatísticas mostram que a cada um minuto que uma vítima de parada cardiorrespiratória não recebe RCP, ela perde de 7 a 10% de chance de sobreviver. O papel de todos os componentes das equipes de atendimento nos desastres são primordiais, equipes de bombeiros militares e do Samu que estão no atendimento, até a regulação médica nas ações das equipes”, ressaltou Fernandes.

Segundo Fernandes, o trabalho desenvolvido segue diretrizes e parâmetros nacionais e internacionais, para gestão de desastres bem como para a redução do risco de desastres. Desde quando foi criado, o Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR), atendeu mais de 70 mil ligações e atendeu mais de 60 mil ocorrências em Patos de Minas/MG e região através dos telefones 193 e 192. “Implementaremos em Patos de Minas ainda no mês de maio deste ano, o canal de telefone 199 da Defesa Civil Municipal, 24 horas por dia,  como mais um instrumento de atendimento a comunidade para a gestão dos desastres envolvendo os diversos órgãos municipais, estaduais e federais no município, fortalecendo os canais de comunicação para melhor atendimento e coordenação dos desastres ocorridos no municípios para que a população possa estar cada mais e melhor atendida”, ressaltou.