Os bonsais cativam principalmente aqueles que amam a natureza.

O Pátio Central Shopping recebe neste final de semana a 3ª Mostra de Bonsais. A exposição é realizada pelo Bonsai Clube de Patos de Minas e reúne árvores em miniatura de diversas espécies. A Mostra de Bonsais fica em cartaz neste sábado (14) e domingo (15) de 10h às 22h e é aberta ao público.

Ao contrário do que muitos podem pensam, o Bonsai não é uma espécie, mas sim uma técnica, onde o profissional adota determinadas árvores e as cultiva de modo que a planta se desenvolva saudável, mas permaneça minúscula. Cultivar essas plantas é uma arte, pois exige paciência e muita dedicação. As réplicas em miniatura simulam as marcas do tempo e o efeito da gravidade sobre os galhos.

De acordo com o presidente do Bonsai Clube de Patos de Minas, Fulgêncio Bomtempo, também é possível usufruir desta cultura como diversão. “Tenho o Bonsai como um hobby, e através dele e de um grupo de amigos surgiu o Clube em Patos de Minas, com o objetivo de divulgar e desmistificar a arte desse cultivo, sendo uma referência para quem deseja conhecer e criar seu Bonsai. A prática estimula a paciência, pois é uma arte viva e requer anos para ser aperfeiçoada. Também fomenta a sensibilidade, uma vez que passamos a dar mais atenção à natureza, observando mais atentamente as curvas que o vento dá às arvores para podermos usar de referência”, afirmou ele.

Para o superintendente do shopping, Gustavo Linhares, a mostra deixa o Pátio Central mais bonito ao mesmo tempo em que ensina. “Essa é uma prática muito notável e interessante. Expor ela a um número tão grande de pessoas é uma forma de levar cultura a população e esclarecer todas as verdades e mitos referentes à técnica.”

Cerca de 30 espécies serão apresentadas na área de expansão do centro comercial, entre árvores frutíferas e floríferas. Os visitantes concorrem ainda a um lindo vaso da planta.