O fogo queimou uma grande área de preservação no Bairro Laranjeiras às margens do Rio Paranaíba.

O Corpo de Bombeiros registrou neste mês de julho quase 60 queimadas em Patos de Minas. E o fogo não atinge apenas lotes vagos e áreas de pastagens. Áreas ambientais também sofrem com o fogo causando sérios danos ao meio ambiente e também à saúde das pessoas. E os imóveis ficam completamente sujos. Nessa segunda-feira (29), o fogo queimou uma grande área de preservação no Bairro Laranjeiras às margens do Rio Paranaíba.

O fogo atingiu a área que margeia o Rio Paranaíba na Rua Aristeu Caetano. O fogo queimou do passeio até bem perto das águas. Pássaros tiveram que fugir de seus habitats para não queimarem junto ao fogo. Lotes vagos próximos a esta área também foram queimados pelo fogo. Uma grande nuvem de fumaça foi lançada nos imóveis que receberam junto toda a fuligem provocada pela queimada.

Esta não foi a primeira vez que queimadas acontecem no Laranjeiras. Moradores vêm denunciando há muito tempo o fogo colocado principalmente em lotes vagos para fazer a limpeza. Uma grande quantidade de imóveis no bairro descumpre o Código de Posturas do Município, com lotes abertos e com muito mato. Os moradores cobram rigor na fiscalização por parte da Prefeitura e prisão dos responsáveis pelas queimadas.

O Corpo de Bombeiros vem alertando que é muito difícil controlar as queimadas em grandes áreas de vegetação e pede que a população não use o fogo para fazer a limpeza. Além disso, é crime ambiental atear fogo em lotes. O fogo prejudica o meio ambiente, causa danos à saúde das pessoas e carrega uma imundície para os imóveis da região. Roupas no varal por exemplo precisam ser relavadas, devido à grande quantidade de fuligem.

E a situação é muito preocupante. De acordo com o Coordenador do Centro de Operações do Corpo de Bombeiros de Patos de Minas, Sargento Ronaldo, do dia 1º ao dia 29 de julho, foram registrados 57 chamados para atender queimadas na região, quase duas por dia.