A foto que circulava inicialmente mostrava um equipamento de carro chamado macaco em cima de uma árvore.

A Prefeitura Municipal de Patos de Minas, através da Assessoria de Comunicação, desmentiu na tarde desta terça-feira (31), o boato de que um macaco teria sido encontrado morto no Parque Municipal do Mocambo. Com medo de algum surto de febre amarela, a brincadeira teria provocado uma corrida aos postos de saúde.

O “alerta” teria saído nesta terça nos grupos de whatsapp. O caso se tornou mais sério porque a brincadeira que vem circulando na internet passou a ser compartilhada sem a foto, deixando a população receosa quanto a um surto de febre amarela na cidade. Segundo a nota, por causa da brincadeira, os moradores correram para os postos de saúde.

A assessoria esclareceu que não houve morte de macaco no parque do Mocambo e que a mensagem seria apenas mais uma mentira postada nas redes sociais. As funcionárias dos postos de saúde teriam recebido diversas ligações de moradores solicitando informações. A assessoria informou que Patos de Minas não teve até o momento qualquer notificação de casos da doença.

A mensagem falsa que está sendo encaminhada diz o seguinte: “Macaco encontrado sem vida em cima de uma árvore no Mocambo em Patos de Minas, um indício de febre amarela, quem não se vacinou, é melhor procurar vacina.”

Autor: Farley Rocha