Diversas espécies foram registradas pelos biólogos da Água e Terra.

As regiões do Alto Paranaíba e Noroeste Mineiro estão, predominantemente, inseridas no Bioma Cerrado. Esse bioma, a partir da década de 1970, passou a sofrer grandes impactos ambientais em decorrência das alterações do uso do solo para a implantação das mais variadas atividades antrópicas. Assim, a vegetação nativa originalmente existente ficou restrita a pequenos fragmentos.

Apesar da intensa fragmentação existente, a equipe da Água e Terra tem identificado, durante a realização dos estudos de inventário e monitoramento da fauna terrestre, uma grande diversidade de espécies, com destaque, inclusive, para algumas espécies ameaçadas de extinção.

Em comemoração aos 18 anos de Água e Terra, os biólogos Davi Leandro e Regina Célia, iniciaram, no ano de 2019, uma compilação dos dados referentes à fauna silvestre registrada nos municípios de Patos de Minas e Presidente Olegário – MG, durante todas as atividades realizadas pela equipe. Até o momento, foram registradas 186 espécies de aves, 30 mamíferos de médio e grande porte, 10 répteis e 18 anfíbios, além de várias espécies de pequenos mamíferos e morcegos.

A expectativa é de que até julho/2019, a compilação das informações já esteja finalizada e que, os resultados obtidos, incluindo a listagem das espécies, sejam apresentados sob a forma de um artigo científico.

“A realização desse tipo de estudo contribui para o aumento do conhecimento faunístico da região, assim como para a avalição dos possíveis impactos decorrentes das atividades realizadas. Esse conhecimento permite a adoção de medidas de controle eficazes, conservando-se, assim, a riqueza e a diversidade de espécies, destacam os biólogos da Água e Terra.

Sobre a Água e Terra Consultoria Ambiental

A Água e Terra está presente em diferentes partes do país, realizando estudos para a regularização ambiental, estudos arqueológicos, inventário da biodiversidade (fauna e flora), estudos para obtenção de outorga da água, regularização de atividades minerárias e educação ambiental. Em 2019, a empresa completa 18 anos de atividade.

A matriz da Água e Terra está localizada na avenida Padre Almir – 650 – bairro Sobradinho – Patos de Minas.  Para saber mais sobre a Água e Terra Consultoria Ambiental  acesse aguaeterra.com.br. O telefone para contato é o (34) 3818-8440.