A bióloga Selma Marques Jordão deixou o diploma de lado e passou a dedicar-se às atividades rurais, num trabalho que antes era de domínio masculino. “Tudo começou na minha própria fazenda. Tinha um trator lá e para fazer o serviço, aprendi a operá-lo”, comentou.

No entanto, para aperfeiçoar ainda mais a técnica, ela fez o treinamento Operação e Manutenção de Tratores Agrícolas. Com o conhecimento, veio um novo emprego. Ela opera, diariamente, tratores de diversos tamanhos, na fazenda onde trabalha, em atividades como trituração de algodão e aração.

Segundo ela, a partir da participação no treinamento, pôde aperfeiçoar a prática e ainda, recebeu novas informações, principalmente com relação à manutenção da máquina. “Há seis meses estou nesta função. Não é difícil quando se tem a técnica correta”, comentou.

A mobilizadora do Sindicato dos Produtores Rurais de Guarda-Mor, Ediana Maria dos Santos Guimarães salientou que a Selma é um exemplo de determinação e dedicação. “Fiquei surpresa com a conquista, principalmente, porque o mercado de trabalho está, cada vez, mais exigente”, salientou