O projeto “Calving Monitored”, levou o 1º lugar.

O Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) do Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM), a Farol Incubadora de Empresas, o Centro de Empreendedorismo e Aceleração de Negócios (OceanO) e o SEBRAE, promoveram nessa segunda-feira (20), no auditório do Bloco E, a etapa final do 9º Prêmio UNIPAM de Empreendedorismo, que consistiu em uma batalha de pitch, termo usado para uma apresentação rápida sobre um projeto. Os onze projetos selecionados apresentaram suas ideias de negócio a uma banca de jurados.

Segundo o coordenador do NIT, professor Fernando Dias da Silva, o prêmio tem como objetivo incentivar o empreendedorismo e a inovação. “Por meio de eventos como esse, nós conseguimos divulgar o que há de mais novo em modelos de negócio. E esses modelos, futuramente, estarão alavancando a economia de Patos de Minas e da região”, afirmou Fernando Dias.

Na oportunidade, Willian Rodrigues de Brito, Gerente Regional do SEBRAE, deu as boas-vindas aos presentes. Posteriormente, o Reitor do UNIPAM, professor Milton Roberto de Castro Teixeira, explicou as regras para a batalha de pitch, e em seguida, as apresentações se iniciaram na seguinte ordem, definida por sorteio: “Petplace”, “Uni Smart”, “Calving Monitored”, “Safe Moto”, “LightBLOCK”, “OSO”, “Control Coffee”, “GEOvector”, “HARPIA”, “SIMP” e “Recycle Waste”.

De acordo com o Presidente do Sicoob Credicopa, Ronaldo Siqueira, que participou da banca avaliadora, os projetos apresentados foram surpreendentes. “Estou admirado com o nível de qualidade, com as pesquisas apresentadas e com a aplicabilidade que esses projetos terão futuramente no empreendedorismo”, afirmou Ronaldo Siqueira.

Após as apresentações de pitch foram divulgados os resultados. As equipes premiadas foram: “Operação Supervisionada On-line (OSO)”, em 5º lugar; “UniSmart”, em 4º lugar; “HARPIA”, em 3º lugar; “GEOvector”, em 2º lugar e “Calving Monitored”, em 1º lugar.

Segundo o aluno do 4º período de Engenharia de Produção e membro da equipe vencedora, Daniel Machado Silva, o projeto consiste no monitoramento do parto de animais. “A nossa proposta é um dispositivo que avisa o produtor rural, com até duas horas de antecedência, sobre os sintomas de parto de seus animais. Assim, o produtor toma as providências cabíveis para solucionar com antecedência algum problema, que venha a ocorrer”, explicou Daniel Machado.

Além da premiação dos melhores trabalhos, foi entregue ainda, um prêmio ao professor Célio Adriano, responsável por inscrever a maior quantidade de projetos, totalizando 53. Segundo ele, a premiação só foi possível graças a confiança de seus alunos. “Estou muito feliz, independente de ganhar ou não o prêmio. Só de estar aqui e participar do processo é uma oportunidade para aprendermos mais sobre o mercado e verificar se a ideia dos projetos é viável ou não”, afirmou o Célio Adriano.

De acordo com o Reitor do UNIPAM, professor Milton Roberto de Castro Teixeira, o evento foi um sucesso. “A cada edição estamos crescendo e ficamos muito felizes com o resultado, pois estamos criando empreendedorismo, inovação e tecnologia dentro do UNIPAM de uma maneira gradual e serena, mas também, com raízes fortes”, afirmou Milton Roberto de Castro Teixeira.

1º lugar – A equipe vencedora, Calving Monitored.

2º lugar - A equipe que conquistou o segundo lugar, GEOvector

3º lugar - A equipe que conquistou o terceiro lugar, HARPIA

4º lugar - A equipe que conquistou o quarto lugar, UniSmart

5º lugar – A equipe que conquistou o quinto lugar, Operação Supervisionada On-line (OSO).

Professor vencedor – Célio Adriano, professor que inscreveu a maior quantidade de projetos.

Público presente – Público presente durante o evento.

Fonte: Ascom UNIPAM