Assembleia bancarios. (Foto: Arquivo Patos Hoje)

Os bancários de Patos de Minas deverão entrar em greve a partir da próxima terça-feira (30). A decisão de paralisar as atividades foi tomada em assembleia realizada na noite dessa quinta-feira (25). A categoria não aceitou o percentual de reajuste salarial proposto pela Federação Nacional dos Bancos.

Depois de sete rodadas de negociação, a Febraban apresentou aos bancários a proposta de reajuste salarial de 7% e de 7,5% de aumento nos pisos salariais. A oferta ficou muito abaixo da reivindicação da categoria e até mesmo da proposta feita no ano passado que terminou com um reajuste de 8,5% para os bancários.

A reivindicação da categoria é de reajuste de 12,5% nos salários, mais uma série de benefícios como pagamento de 14º salário, gratificações, fim das metas abusivas, combate ao assédio moral, plano de cargos, carreiras e salários para todos os bancários, fim das demissões e mais contratações, entre outros benefícios.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Bancários de Patos de Minas, Ivan Gomes, a paralisação das atividades a partir da próxima terça-feira foi aprovada pela maioria dos bancários presentes à assembleia. A greve é uma forma de pressionar a Federação dos Bancos para melhorar as propostas de reajuste, tendo em vista que o setor é um dos que mais lucram no Brasil.

Segundo o Sindicato dos bancários, somente as seis maiores instituições bancárias do país tiveram lucro líquido de R$ 56,7 bilhões em 2013 e mais R$ 28,5 bilhões no primeiro semestre deste ano.

Autor: Maurício Rocha