O balanço mostra uma leve redução no registro de roubos na cidade. ( Foto: Arquivo Patos Hoje )

Balanço realizado pela Polícia Militar nos três primeiros meses de 2017, mostra uma leve redução no número de roubos em Patos de Minas em relação ao mesmo período do ano passado. Por outro lado, o levantamento realizado pelo 15º BPM apresenta um crescimento no número de furtos no período.

A diferença entre roubo e furto está no modo como cada um desses atos ilícitos são praticados. O furto é caracterizado por não haver violência ou ameaça contra a vítima. Já o roubo consiste na ocorrência de ameaça ou violência contra quem está sendo roubado. Para os crimes de furto, a pena varia de um a 4 anos de prisão, podendo ser aumentada por alguns agravantes. Nos crimes de roubo, a pena pode chegar a 10 anos de prisão.

Segundo o comando da Polícia Militar, os registros de roubo de janeiro a março tiveram redução de 2% em relação ao mesmo período de 2016. Já os roubos tentados caíram 13% no trimestre. Por outro lado, os registros de furto tiveram crescimento de 11%, índice que segundo o major R. Santos, subcomandante do 15º BPM, preocupa.

A partir do levantamento dos dados, o comando da Polícia Militar vai reforçar o policiamento nos locais com maior incidência de crimes. A orientação, no entanto, é para que as pessoas invistam em equipamentos de segurança. Cerca elétrica, concertina, câmeras e alarmes inibem a ação dos criminosos.

Autor: Maurício Rocha