A Lagoa Grande ganhou uma nova inquilina nos últimos dias. Uma Biguatinga tem sido vista mergulhando e se alimentando nas águas do principal cartão postal de Patos de Minas. O fotógrafo Luiz Araújo registrou belas imagens da ave esta semana e o Patos Hoje esteve no local nesta manhã de quarta-feira (12) para verificar de perto a presença da nova moradora.

A Biguatinga é uma ave de grande porte que se destaca pela envergadura de suas asas, que chegam a medir 1,20 m. Ela pode chegar a 80 centímetros de comprimento e pesar 1,5kg. Outra característica que chama a atenção nesta ave é a capacidade que ela tem para capturar seus alimentos. Ela consegue passar um bom tempo mergulhando e sempre volta com um peixe no bico. Apesar da semelhança no hábito, a Biguatinga é totalmente diferente do mergulhão.

Quando se sente ameaçada, a Biguatinga esconde o corpo dentro d’água e fica só com o pescoço para fora, como se fosse uma cobra nadando. Depois de alimentada, a ave costuma pousar em um lugar seguro e abrir as asas e o rabo para se secar. Na Lagoa Grande, ela pode ser vista com  frequência na estrutura de concreto da antiga fonte luminosa que existe próxima à ilha grande.

A Biguatinga apresenta plumagem preta com desenhos brancos nas asas e no rabo. O fotógrafo Luiz Araújo notou que ela está com uma espécie de plástico presa ao bico. Ele comunicou com um biólogo que sugeriu um monitoramento da ave para saber se este corpo estranho está prejudicando.

O biólogo Saulo Gonçalves explicou que a Biguatinga, também conhecida como Anhinga anhinga, não está ameaçada de extinção, porém  pouco vista em área urbana. Segundo ele, ela vive à beira de rios e lagos orlados de matas. “Prefere águas interiores com farta vegetação ciliar e árvores com troncos secos para fazer ninhos”, explicou ele.

Na Lagoa Grande, a ave parece bem mansa e, quando está se alimentando, não se incomoda com a aproximação das pessoas. Uma boa oportunidade para os frequentadores da Lagoa Grande conhecerem e apreciarem os hábitos desta bela espécie.