A avaliação negativa do governo do presidente Jair Bolsonaro oscilou 1 ponto para baixo, para 49%, mostrou pesquisa XP/Ipespe divulgada nesta sexta-feira, que apontou ainda que a avaliação positiva da gestão oscilou 1 ponto para cima, para 26%.

De acordo com o levantamento, a avaliação regular do governo se manteve em 23%, patamar da pesquisa realizada em 18 de maio.

A sondagem mostrou ainda oscilação de 3 pontos para baixo da avaliação negativa do desempenho de Bolsonaro no combate à pandemia de Covid-19, doença respiratória causada pelo novo coronavírus, para 55%. Ao mesmo tempo, 22% avaliam este desempenho como regular —contra 19% em 18 de maio— e 20% o veem como positivo, ante 21% na pesquisa anterior.

Sobre o vídeo da reunião ministerial de 22 de abril, divulgado parcialmente na semana passada por determinação do ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), no âmbito do inquérito que apura acusações do ex-ministro Sergio Moro de que Bolsonaro buscou interferir politicamente na Polícia Federal, a pesquisa mostrou que 59% dos entrevistados tiveram percepção negativa, 30% tiveram percepção positiva, 5% nem positiva nem negativa e 7% não responderam.

Além disso, 47% disseram que o vídeo alterou para pior a percepção que tinham sobre o governo, enquanto 28% responderam que a opinião não foi alterada, 20% afirmaram que mudou para melhor e 5% não responderam.

A pesquisa mostrou, ainda, que na troca de acusações entre Bolsonaro e Moro, 46% acreditam que o ex-ministro fala mais a verdade, 21% entendem que o presidente fala mais a verdade, 9% acham que nenhum dos dois fala a verdade, 3% acreditam que ambos falam a verdade e 21% não sabem.

A pesquisa ouviu 1.000 pessoas por telefone entre terça e quarta-feira. A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais.

Fonte: Reuters