A solenidade aconteceu no Teatro Municipal.

O ano de 2017 pode ser considerado mais um marco para a educação superior em Patos de Minas. A Universidade Federal de Uberlândia-UFU- realizou na tarde desta terça-feira (25) uma aula magna para celebrar a chegada dos primeiros cursos de pós-graduação da instituição na cidade. A solenidade aconteceu no Teatro Municipal e contou com o Reitor da Universidade, o Prefeito Municipal, Vereadores, os docentes que coordenarão os cursos e os estudantes.

Os estudantes já participam desde março das aulas dos programas de mestrado em Engenharia de Alimentos e em Biotecnologia. Os cursos são gratuitos e contam com professores doutores. Nesta solenidade, os docentes que vão coordenar os cursos ressaltaram a importância dos programas na cidade: “Apesar do cenário hostil que passa o país, será um trabalho importante para semear ciência e promover o desenvolvimento da cidade e de toda a região”.

Os coordenadores dos programas também destacaram a capacidade dos doutores que foram selecionados para ministrar as aulas. Eles esperam que os estudantes aproveitem os cursos para poderem contribuir com toda a sociedade. O Novo Reitor da UFU, Valder Steffen Júnior, destacou a importância dos cursos para a cidade e para o futuro da UFU em Patos de Minas. Ele contou que foi o fundador dos programas de pós-graduação em Uberlândia e sabe o quanto a UFU evoluiu após a implantação destes cursos.

E os mestrandos estão empolgados com as aulas. Laysa Gomes Portilho, mestranda em biotecnologia, ressaltou o trabalho que vem fazendo. Ela contou que espera, através do desenvolvimento genético, que é o projeto no qual vem estudando, contribuir para a prevenção da doença de esquistossomose. Já a mestranda em Engenharia de Alimentos, Aline Brandão, trabalha com a secagem de fungos para o combate de pragas nas lavouras através do aperfeiçoando de biofungicidas. “Fungos combatendo outros fungos”, explicou.

O Prefeito José Eustáquio Rodrigues Alves traçou um histórico sobre todas as dificuldades envolvendo a instalação da UFU na cidade e destacou que a universidade só tende a crescer na cidade. A ex-prefeita e atual vereadora, Béia Savassi, também discursou. De forma emocionada, ela destacou sobre o sonho que tinha em trazer uma Universidade Federal para Patos de Minas. Mas lamentou que: “outro grupo político a tivesse processado o que acabou paralisando as obras. Qualquer um seria beneficiado”.

Os programas de mestrado têm duração de dois anos. São 11 estudantes na área de engenharia de alimentos e 12 em biotecnologia. Eles estudam no palácio Dona Filomena Macedo Melo, antiga sede da Prefeitura Municipal, e desenvolvem as pesquisas nos laboratórios da UFU no prédio situado na Rua Major Jerônimo. Os mestrandos devem desenvolver um projeto e, ao final, apresentar uma dissertação defendendo a pesquisa.

Autor: Farley Rocha