349669 2216 Ok
Banner Unipam 2017 - Institucional
Publicado em 26/04/2017
Compartilhe:

Aula Magna celebra primeiros cursos de Mestrado da UFU em Patos de Minas

A solenidade aconteceu no Teatro Municipal e contou com o Reitor da Universidade, o Prefeito Municipal, Vereadores e os docentes que coordenarão os cursos e os estudantes.

 A solenidade aconteceu no Teatro Municipal.

O ano de 2017 pode ser considerado mais um marco para a educação superior em Patos de Minas. A Universidade Federal de Uberlândia-UFU- realizou na tarde desta terça-feira (25) uma aula magna para celebrar a chegada dos primeiros cursos de pós-graduação da instituição na cidade. A solenidade aconteceu no Teatro Municipal e contou com o Reitor da Universidade, o Prefeito Municipal, Vereadores, os docentes que coordenarão os cursos e os estudantes.

Os estudantes já participam desde março das aulas dos programas de mestrado em Engenharia de Alimentos e em Biotecnologia. Os cursos são gratuitos e contam com professores doutores. Nesta solenidade, os docentes que vão coordenar os cursos ressaltaram a importância dos programas na cidade: “Apesar do cenário hostil que passa o país, será um trabalho importante para semear ciência e promover o desenvolvimento da cidade e de toda a região”.

Os coordenadores dos programas também destacaram a capacidade dos doutores que foram selecionados para ministrar as aulas. Eles esperam que os estudantes aproveitem os cursos para poderem contribuir com toda a sociedade. O Novo Reitor da UFU, Valder Steffen Júnior, destacou a importância dos cursos para a cidade e para o futuro da UFU em Patos de Minas. Ele contou que foi o fundador dos programas de pós-graduação em Uberlândia e sabe o quanto a UFU evoluiu após a implantação destes cursos. 

E os mestrandos estão empolgados com as aulas. Laysa Gomes Portilho, mestranda em biotecnologia, ressaltou o trabalho que vem fazendo. Ela contou que espera, através do desenvolvimento genético, que é o projeto no qual vem estudando, contribuir para a prevenção da doença de esquistossomose. Já a mestranda em Engenharia de Alimentos, Aline Brandão, trabalha com a secagem de fungos para o combate de pragas nas lavouras através do aperfeiçoando de biofungicidas. “Fungos combatendo outros fungos”, explicou.

O Prefeito José Eustáquio Rodrigues Alves traçou um histórico sobre todas as dificuldades envolvendo a instalação da UFU na cidade e destacou que a universidade só tende a crescer na cidade. A ex-prefeita e atual vereadora, Béia Savassi, também discursou. De forma emocionada, ela destacou sobre o sonho que tinha em trazer uma Universidade Federal para Patos de Minas. Mas lamentou que: “outro grupo político a tivesse processado o que acabou paralisando as obras. Qualquer um seria beneficiado”.

Os programas de mestrado têm duração de dois anos. São 11 estudantes na área de engenharia de alimentos e 12 em biotecnologia. Eles estudam no palácio Dona Filomena Macedo Melo, antiga sede da Prefeitura Municipal, e desenvolvem as pesquisas nos laboratórios da UFU no prédio situado na Rua Major Jerônimo. Os mestrandos devem desenvolver um projeto e, ao final, apresentar uma dissertação defendendo a pesquisa.

Imagens atualizado em 26/04/2017 • 19 fotos

Autor: Farley Rocha

Rovan - Super Banner Rodape - inicio 11-07-17
Postado em 26/04/2017
Compartilhe:

9 comentários

Recentes Populares
Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Patos Hoje. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Portal Patos Hoje poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!

Os comentários que receberem 20 votos negativos a mais que os positivos serão retirados do Portal.

  • mario | 7 meses atrás

    Fico pensando o que em todos os eventos vereador tem que aparecer, pra que serve? Muitos deles não sabe o que é mestrado, doutorado, muitos deles não sabe nem qual é a real função deles mesmos! Fica de discurso bonito, mas ação, fiscalização nenhuma... SENHOR VEREADOR, vc sabia que seu salário é maior do que o de um um PROFESSOR DOUTOR, agora faça uma reflexão, qual são suas atividades e quais pesquisas, trabalhos, projetos ou melhor quantos dias e noites de estudos o senhor gastou para ocupar a vaga de VEREADOR? Acorda senhores vereadores, vcs são empregados do povo e deve trabalhar em prol da sociedade, seja a mudança que todos nós queremos e lutamos, seja exemplo de mudança. EDUCAÇÃO É A CHAVE PARA QUALQUER MUDANÇA, E VCS SENHORES VEREADORES A MAIORIA NÃO TEM FORMAÇÃO NENHUMA. PROFESSOR É DIGNO DE SER APLAUDIDO DE PÉ E MAIS SER ABRAÇADO, AGORA VEREADOR SER ABRAÇADO TONA "TENTO".

    1 0 Responder

  • Aluisio Nunes | 7 meses atrás

    Esses vereadores!!! O que esse ...sabe de Ensino Federal?

    5 1 Responder

  • alguém que acredita na importância da educação | 7 meses atrás

    Parabéns a todos que contribuíram para que a UFU desse mais esse passo em Patos de Minas!!! :clap: :clap: E tomará que a UFU traga mais cursos para Patos de Minas. Se me permitem, gostaria de fazer duas sugestões. Sei que são cursos que são menos procurados do que outros, mas são cursos que têm a sua importância social. Gostaria de sugerir os cursos de LETRAS e GEOGRAFIA. :angel: :guitar:

    3 2 Responder

  • Estudante | 7 meses atrás

    Patos de Minas só têm a ganhar com programa de mestrado. Os cursos de graduação em si já trazem desenvolvimento a está cidade, com a vinda do mestrado isto trará desenvolvimento intelectual também. Unipam deve estar se mordendo por cada vez mais perder espaço aqui dentro.

    4 1 Responder

  • Cocoricó | 7 meses atrás

    Uai tem duas béias sentadas juntas?

    6 1 Responder

  • Taj Mahal | 7 meses atrás

    Eita "povinho" sem cultura aqui de Patos de Minas. Matéria que possui qualidade e nos dá ainda uma motivação para viver e criar nossos filhos não possui sequer algum comentário, mas caso a matéria tivesse algum conteúdo de drogas ou homicídio seria campeã de acessos.

    7 3 Responder

    Laurence Amaral - 7 meses atrás

    Parabéns a todos os envolvidos! Três cursos de graduação e dois de mestrado em 7 anos é algo a ser comemorado! Que venham mais cursos de graduação e doutorados pra nossa UFU-Patos de Minas!

    6 2

    Felipe - 7 meses atrás

    Porque a notícia é nova, seu ... a notícia sai e você já está querendo ver comentários? O verdadeiro...

    5 1

    Para Laurence Amaral - 7 meses atrás

    Com todo respeito à sua opinião, três cursos de graduação e dois mestrados em 7 anos é muito pouco. Poderiam ser muito mais! Mas todos já sabemos dos percalços que a UFU teve de passar aqui em Patos. Que de agora em diante o número dos cursos da UFU possam aumentar muito mais e com maior velocidade.

    5 0