Atendendo 12 mil habitantes, médicos cubanos deixarão Patos de Minas em 10 dias

O prazo para deixar o atendimento é 25 de novembro.

publicado em 15/11/2018, por Farley Rocha

Ismaray Fuentes, que atende na zona rural, é uma das médicas de Cuba que deixarão a cidade. 

Patos de Minas tem 4 médicos cubanos que atendem pelo Programa Mais Médicos. Eles deverão deixar o município em 10 dias. A saída acontece depois que o governo de Cuba decidiu por fim à parceria por declarações ofensivas do Presidente Eleito, Jair Bolsonaro. Os profissionais saem deixando vários elogios.

–––––––––––––––––––––––––––––––– CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ––––––––––––––––––––––––––––––––
Vestt branca - especial noticias

A Secretária Municipal de Saúde de Patos de Minas, Denise Fonseca, falou sobre a situação. Ela informou que a partir do cancelamento do convênio com o Governo de Cuba foi estabelecido o dia 25 de novembro como o último dia dos profissionais na Capital do Milho. Eles atendem cerca de 12 mil habitantes no município.

Dois profissionais atuam no perímetro urbano e dois na zona rural, sendo que cada um atende cerca de 3 mil patenses ou 1000 famílias. O Patos Hoje já recebeu vários elogios por parte dos pacientes com relação aos profissionais. Nós questionamos a Secretária de Saúde se foi registrada alguma ocorrência que os desabonassem e a reposta foi que: “Eles são considerados responsáveis e de bom vínculo com a comunidade”.

Para contornar a situação e não deixar as milhares de pessoas desassistidas, a Secretária informou que o Ministério da Saúde prometeu que vai resolver o problema o mais rápido possível, chamando os outros médicos da lista do programa Mais Médicos. No entanto, ela informou que o órgão federal não estipulou uma data para que isso ocorra.

De acordo com informações da Prefeitura Municipal, eles são médicos generalistas e atuam no Programa Saúde da Família conhecido como PSF. Pelo programa, os salários dos médicos são pagos pelo governo federal, já a alimentação e moradia são por conta do Município.

Autor: Farley Rocha Postado em 15/11/2018
Compartilhe:

148 comentários

Recentes Populares
Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Patos Hoje. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Portal Patos Hoje poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!

Os comentários que receberem 20 votos negativos a mais que os positivos serão retirados do Portal.

  • Chora, petezada! | 4 meses atrás

    2019 vai ser dose. A petezada sem emprego só na internet enchendo o saco de todo mundo. Chora, prezada! Esquerda no Brasil mais nunca. 8 anos de Bolsonaro e 8 anos de Sérgio Moro.

    6 7 Responder

  • Rui Barbosa | 4 meses atrás

    Um verdadeiro tráfico de pessoas para serem escravizadas. Cadê os direitos humanos?

    6 4 Responder

  • informado | 4 meses atrás

    Uai sô, cadê os médicos (as médicas) formados em Patos de Minas??????????????????????????

    8 1 Responder

  • Mão branca | 4 meses atrás

    cuuuba quierô bailá lá salsa. 1980

    3 0 Responder

  • Paulo Ricardo | 4 meses atrás

    Tem que ir tudo embora mesmo, primeiro tem que dar oportunidade ao nosso povo, fazer o dever de casa com o nossos nativos, o que adianta eles vim trabalhar aqui, o dinheiro ser enviado ao governo cubano. Patos de Minas não precisa de médicos cubanos, se forma muita profissionais aí da cidade. Chega dessa barbaridade.

    5 7 Responder

  • Cadê os esquerdistas dos direitos humanos? | 4 meses atrás

    Se isso foi feito pelo PT, pode ter certeza que é rolo. Os governos petistas ajudando a ditadura cubana a escravizar os coitados dos cubanos.

    26 9 Responder

    Alair Fonseca - 4 meses atrás

    Cadê os esquerdistas dos direitos humanos? Paneleiro Pobre de Extrema Direita, vou lhe explicar como funciona na Europa e também em Cuba; o aluno não paga para se formar , mas assume um compromisso de quando estiver trabalhando ceder uma parcela do ordenado para a Universidade formar outros Médicos e em Cuba isso é constante. Pra onde os EUA enviam soldados, Cuba envia Médicos e eles estão no mundo inteiro. O PT fez um bem a milhões de pessoas durante esses anos que os Médicos cubanos atenderam aqui na Colônia americana a partir do dia 1o. de janeiro 2019.

    1 6

  • Leooo 4 meses atrás

    Comentário removido pelos leitores. Este comentário foi retirado porque recebeu 20 votos negativos a mais que os positivos.

    Podem chorar à vontade, esquerdistas! - 4 meses atrás

    Vcs viram o depoimento do molusco para a juíza lá do Paraná? Podem chorar petistas. PT já era. Governo brasileiro vai ser de direita. Esquerdistas que criarem caso vão entrar na borracha. Eu quero ver agora quem é macho pra invadir escolas como fizeram aqui em Patos, interromper rodovias, invadir prédios públicos etc. Chora não, PT!

    18 3

    Alair Fonseca - 4 meses atrás

    Leooo___________Salve companheiro é muito bom ler um comentário inteligente e irônico. O Eduardo Bolsonaro tem uma dura missão de chegar em Harvard Medical School e trazer os médicos para substituírem os cubanos, ele trouxe os HACKERS para as fake news quem sabe ele consegue trazer os médicos. Os Paneleiros não tem culpa pela alienação Política, eles ouvem a Jovem Pan durante o dia e à noite vão para a Globo, aí não entra coisa boa na cabeça não, acreditam que o Bolsonaro é o Mandrake no dia primeiro ele faz uma mágica e o Brasil vira EUA. Aproveitando a ocasião vou revelar aos bolsonetes um risco que vamos correr: Os EUA com a loucura do Trump está praticamente declarando "GUERRA" comercial com a China, a Europa, e os Muçulmanos, ou seja, praticamente o mundo todo, e o Brasil vai priorizar os EUA de maneira incondicional o Brasil entra na "Guerra" sem saber. A China é o maior comprador do Brasil, depois os muçulmanos etc O Brasil virou praticamente um país agropecuarista, a indústria está em baixa. Soja, milho, trigo, carne,frango etc os EUA não compram , se comprar é pouco e o Brasil em "Guerra" econômica com a China e mais de 1 bilhão e 600 milhões de muçulmanos não comprando nada o que vai ser do Florão da América ? Os EUA tem bala na agulha para aguentar uns tempos uma guerra com a China , mas o Brasil não aguenta o Peru.

    1 7

  • Dário | 4 meses atrás

    O cara foi aposentado no exército por insanidade mental e o Giesel o chamava de calça suja e hoje tá aí fazenda cagada uma atrás da outra, e os burros aplaudindo.

    11 14 Responder

    Observador - 4 meses atrás

    Primeiro: Ele foi conduzido á reserva remunerada por aceitar cargo público (vereador pelo RJ); Segundo: Quando ele entrou no colégio militar, o Geisel, já era presidente do Brasil, nunca houve contato entre os dois; Terceiro: Quem só fez cagadas foi o Lula e o PT. O Bolsonaro nem assumiu, como pode ter feito alguma coisa? Quarto: pare de passar vergonha e vai estudar!!!

    14 5

    Observador 2 - 4 meses atrás

    Caro Dário, vc quer passar essa vergonha na nota promissória?

    0 1

    Alair Fonseca - 4 meses atrás

    Observador-------------- O Bolsonaro foi excluído do Exército por incompatibilidade com os subordinados a ele, educadamente ele foi afastado por ser inadequado ao Exército, sem falar que ele elaborou um Plano Maluco de Explodir o quartel e a adutora de água que abastece meio Rio de Janeiro, ele é piradão, com mulheres ele é bravo só deixou a desejar com os corruptos do Congresso que ele nunca falou um (a) com o Aécio, Geddel, Jucá, Loures o homem da mala, Serra, etc . Quem já viu um vídeo ele reprovando as 10 Malas de 51 milhões ? É Linguagem do Exército dizer quando o soldado não serve chamá-lo de calça suja. O PT fez; 19 Universidades, 120 Campus, 496 Escolas Técnicas; $20 Institutos do Médio a Pós Graduação, mais de 2 mil Creches; Fies, Enem , Cênci e Tecnologia em parceria com outros países, Prouni ; Luz Para Todos, 1 milhão e 300 mil cisternas no semi -árido, Transposição do São Francisco; Ferrovia Norte Sul , SAMU, Farmácia Popular; Bolsa inter câmbio; Ciência sem Fronteira, Milhões de casas, 22 milhões de Empregos com Carteira assinada; 36 milhões de classe d foi para a c e b, e hoje fica falando do Lula, o Cara, O Estadista Global segunda Davos, Considerado pela ONU a maior Liderança Política do Mundo. PAGOU O FMI e ainda emprestou para o FMI 15 bilhões, O PT deixou uma Reserva em Dólares de mais 400 Bilhões de Dólares apenas de Reserva. O PT em 12 anos fez mais que a Monarquia e toda a República em 5016 anos A Bolsa Família é copiada até pela Itália, o Sistema de fazer Economia do Lula de Acreditar no Pobre liberando o Crédito para o pobre é estudado nas maiores Faculdades de Economia do Mudo. etc Eu compreendo a Raiva que vocês tem do Lula, pois ele já está na História como Um herói, que tem até um BUSTO na Casa Branca, se é que Trump não roeu ele. OBS.: VC disse bem, o Bolsonaro nem assumiu e já brigou com a maior potência Econômica do Planeta, Brigou com os Muçulmanos, perdeu Cuba que compra do Brasil 3% do PIB brasileiro etc Não dava para vocês Brincar de Cowboy e Bang Bang com outra pessoa não. ? Daqui a uns 3 a 5 meses vai ser difícil arrumar um bolsonete. VC sabia que na Europa quando alguém quer chamar um cara de Otário eles chamam de brasileiro?

    2 2

  • Justiça | 4 meses atrás

    Tem que obrigar estudantes de universidades federais a pagar à sociedade os custos depois de formados. No caso de médicos, devem trabalhar meio período pra população pelo tempo que cursou a universidade pública.

    22 2 Responder

    Anônimo - 4 meses atrás

    Sabe, nesse ponto eu concordo mais com o futuro ministro da saúde, em colocar os estudantes formados pelo FIES para ocupação das vagas. Sobre as Universidades Federais, elas são mantidas com dinheiro público, mas normalmente apresentam um retorno para a sociedade. Por exemplo, a UFU tem o Campus Umuarama, em Uberlândia, que realiza vários tipos de atendimento, até mesmo para pacientes com câncer, atendimento bom e gratuito para a população, para aqueles que precisam. Pelo que já ouvi falar, eles tem boas instalações, bons equipamentos, o que beneficia muito a população. E essa parte de atendimento a população normalmente é comum em universidades públicas. E outra coisa que chamo atenção é que hoje no Brasil, praticamente apenas as universidades públicas fazem pesquisas científicas que levam a grandes descobertas científicas. Então, uma grande parte dos alunos de universidades públicas dedicam parte do seu tempo fazendo pesquisa, pra população isso é bom sim, não apenas na medicina.

    10 1

    Onde estamos? - 4 meses atrás

    O STF seria a justiça ? pelo menos ele representa é só pedir ao Gilmar que o médico,não trabalha onde ele não quer.

    11 1

    Aqui rico faz o que quer - 4 meses atrás

    Esse País mistura de Tupiniquim com macaco dos EUA. Aí danou-se nem somos uma coisa nem outra. Ou melhor,não temos identidade como POVO.

    16 0

  • TWD | 4 meses atrás

    Declarações ofensivas, Patos Hoje? Ofensivo é um médico ficar anos numa universidade, vir trabalhar no Brasil e deixar sua família em Cuba, "refen" de um governo comunista, pra ganhar 3 mil reais, e os outros 8 mil reais serem mandados para o tal governo comunista. Bolsonaro disse que o médico cubano que quiser ficar terá asilo político. Só não ficarão por causa de suàs famílias. Quanto ao revalida, brasileiros também têm que fazê-lo quando vão para o exterior.

    23 14 Responder

    João - 4 meses atrás

    TWD,tá repetindo feito um papagaio as mesmas merdas do Bozo, quando viu que fez merda. O Bozonaro na campanha disse que foi contra o mais médicos é que iria expulsar todos os terroristas cubanos disfarçados de médicos do Brasil. Agora na iminência de deixar 33 milhões de pessoas sem atendimento, vem com esse papo de que está defendendo os médicos. Lá em Cuba o governo faz o que estão sugerindo aqui. O médico trabalha para o governo de forma terceirizada. Ele entra no programa se quiser. O salário já é combinado antes dele ir para o país. E a parte do salário que vai para Cuba não é para ditadura como disse o Bozo, mas para custear as faculdades de medicina e formar novos profissionais. Detalhe lá não tem vestibular e todos os que terminam o ensino médio que querem fazer medicina tem vaga. Só que tem que estudar para morrer no curso pois o nível das faculdades é altíssimo a graduação e seis anos e nenhum médico vai para outro país sem um residencia de dois anos, e mais cinco anos de experiência.. Lá tem uma das melhores medicinas do mundo, tanto é que os indicadores de saúde cubanos são os melhores do mundo. E os médicos cubanos atuam em mais de 65 países O Bozo é tão incoerente que falou que não se trataria com um cubano pois não tem certeza da sua capacidade, mas em seguida da cagada que fez, disse que os médicos que quiserem ficar ele dá asilo. Ué eles não são incompetentes?

    11 7

    Dário - 4 meses atrás

    Vai estudar o assunto ...! Passa Vergonha não seu dotozinho.

    2 4

    Alair Fonseca - 4 meses atrás

    TWD-------------- deixa de ser manipulável, o Bolsonaro não é Deus não ele é sim um Mitomaníaco, liberte-se, aquilo que ele fala como se fosse um machão é fanfarrice , ele é um enganador. A hora que vc for me xingar me FALE UMA QUALIDADE DELE. OK ?

    0 0

carregar mais comentários