Moradores de Patos de Minas entraram em contato com o Patos Hoje na última semana para criticar o trabalho de um artista que estaria expondo a imagem das pessoas em Patos de Minas. Agostine Braga dos Santos concedeu uma entrevista e falou sobre seu trabalho, negando que estivesse qualquer intenção de difamar as pessoas. O artista, formado em Letras com mestrado em Ciência da Literatura, disse que a intenção é valorizar o patrimônio cultural e eternizar aspectos sociais da Capital do Milho. Ele explicou que o trabalho existe em vários lugares do mundo. Quem se sentir prejudicado pode entrar em contato com o artista.

Agostine Braga dos Santos, natural de Lagoa Formosa, professor de Arte e de Literatura, contou que se interessou por fotografia em 2013 e, depois, inspirado pelas fotografias do coletivo SelvaSP, de Fernando Cohen, de Gustavo Minas, entre outros, passou a fotografar, dentro do estilo "Fotografia de Rua", as ruas de Patos de Minas. Este percurso já dura então cinco anos.

O artista explicou que nesse estilo o que importa é captar a essência sincera do cotidiano, valorizando os lugares, as pessoas e outros motivos registrados por meio de uma andança descompromissada pelas ruas da cidade. Nesse sentido, a fotografia de rua estaria despertando não apenas a beleza para as coisas comuns do dia a dia, mas também um senso crítico a respeito da importância de povoar as ruas, de valorizar patrimônios culturais e de eternizar aspectos sociais de Patos de Minas.

Agostine Braga também falou que a história da fotografia de rua se confunde, no início, com a fotografia documental, pois surge no momento de disseminação de câmeras mais leves e portáteis, daí o enorme interesse em fotografar a realidade das ruas, ainda em fins do século XIX. Depois de precursores como Eugène Atget e Henri-Cartier Bresson, vários artistas modernistas se insurgiram e desdobraram os limites estéticos da fotografia de rua, estilo hoje cultuado em muitos países, principalmente nos grandes núcleos urbanos.

O artista que já se considera um patense lembra que seu objetivo ao fotografar é estritamente estético e sociocultural, de modo que não há nenhuma intenção em difamar ou em fotografar pessoas em situações vexatórias ou de vulnerabilidade, e que também não há nenhuma intenção comercial em seu trabalho. Mesmo ciente disso, caso alguém se sinta prejudicado com alguma foto, pode entrar em contato com o artista pelo número (34) 9 99260974, ou diretamente pelos seus canais online de exposição, para que a foto seja removida de imediato.

O seu trabalho pode ser visto integralmente pelo instagram www.instagram/agostinebraga ; ou parcialmente pelo flickr www.flickr.com/agostinebraga