O aposentado Nascimento Fernandes Lopes utilizou a banca para separar os grãos.
Se uma das grandes reclamações da população patense é a sujeira deixada em lotes vagos, um aposentado do bairro Jardim Peluzzo encontrou a solução. Ele fez acordo com os proprietários dos imóveis e usa os terrenos para plantar. Na última semana, a colheita do arroz proporcionou muita fartura. O trabalho foi mostrado no Programa Chão das Gerais.

A iniciativa é do aposentado Nascimento Fernandes Leite, de 69 anos. Ele mora há anos na cidade, mas não perdeu o gosto pela agricultura. Como não tem terra para plantar, o aposentado decidiu fazer parceria com os donos de lotes vagos próximos a sua casa. Pelo menos cinco deles aceitaram a proposta.

O senhor Nascimento plantou 21 quilos de arroz do tipo agulhinha em outubro do ano passado. Quatro meses depois, chegou a hora da colheita. O trabalho foi feito de forma manual, com a utilização do cutelo para cortar as plantas e da banca para separar os grãos. O resultado foi além do esperado. A plantação rendeu 20 sacos de arroz em casca.

O senhor Nascimento diz que não pretende vender a produção, mas o arroz colhido será suficiente para alimentar a família inteira. Além disso, o senhor Nascimento consegue manter os lotes vagos próximos a sua casa sempre limpos, resolvendo um problema que era de todos os moradores.

O exemplo do senhor Nascimento foi mostrado no Programa Chão das Gerais, que vai ao ar aos sábados às 18h30 e aos domingos as 11h15 pela NTV. E a dedicação é de família. A próxima edição do programa vai mostrar a iniciativa do irmão do senhor Nascimento que cultiva diversos produtos em um número ainda maior de lotes vagos.

Autor: Maurício Rocha