A ocorrência foi finalizada com a soltura dos pássaros,

A Polícia Militar de Meio Ambiente promoveu a soltura de 10 canários da terra apreendidos durante Operação Fauna realizada nesse final de semana na região de Esmeril e Malhadouro, no município de Patrocínio. Durante a ação, um criador foi preso e acabou sendo multado em quase R$ 20 mil.

Parte das aves estava em uma caixa de papelão que era transportada no interior de um veículo. Posteriormente, foi realizada diligência na propriedade rural do autor, bem como em sua residência, onde foram encontrados outros quatro canários.

As aves não possuíam anilha e o autor declarou não possuir autorização do órgão ambiental competente para captura e/ou manter aves em cativeiro. Foi finalizada a ocorrência com a soltura dos pássaros, após laudo veterinário e a apreensão de 05 gaiolas e 02 alçapões. Também foi lavrado o auto de infração no valor de 5900 UFEMG (R$19.175,00).

Manter pássaros da fauna silvestre em cativeiro é considerado crime ambiental e as multas são pesadas. Criar Canários da Terra e outras aves em gaiolas e viveiros era algo comum no passado. Hoje, a população está mais consciente, mas ainda existem pessoas que insistem em mal tratar os animais e descumprirem a lei.