O Corpo de Bombeiros foi acionado na tarde desta sexta-feira (28) para fazer a captura de um lobo guará que estava dentro de um galinheiro na Zona Rural de Patos de Minas. O animal já vinha dando prejuízos para o produtor rural que conseguiu detê-lo dentro do galinheiro.

De acordo com o Sargento Wanderson, o animal entrou no galinheiro da Fazenda na região do Paraíso, nas imediações do Paraíso Camping Club, e o produtor rural acabou percebendo o lobo e conseguiu fechar o portão.

O Corpo de Bombeiros foi acionado e conseguiu capturar o animal que é adulto e não estava com qualquer ferimento. O proprietário do imóvel e vizinhos relataram que o lobo já havia pegado diversas galinhas da fazenda.

O animal foi levado para a Companhia do Corpo de Bombeiros e será solto em uma reserva natural próximo a Presidente Olegário. Parente dos lobos selvagens e dos cachorros domésticos, o lobo-guará é um animal típico do Cerrado e maior canídeo da América do Sul, podendo atingir até um metro de altura e pesar 30 quilos.

Apesar do porte imponente e da alcunha de “lobo”, é tímido, solitário e praticamente inofensivo, preferindo manter distância de populações humanas. De bela pelagem laranja-avermelhada, ele é considerado um dos mais belos animais brasileiros. Na natureza, vive cerca de 15 anos. A cada gestação, que dura pouco mais de dois meses, nascem em média dois filhotes.

Autor: Farley Rocha