Veja as orientações abaixo. (Foto: Arquivo Patos Hoje)

A Secretaria Municipal de Saúde emitiu um alerta para a população para evitar golpes como o que ocorreu nessa quarta-feira no distrito de Major Porto em Patos de Minas. O Patos Hoje mostrou que falsos agentes de saúde foram até a casa de um senhor de 100 anos informando que iria aplicar a vacina contra a gripe. Na verdade, os criminosos deram um calmante para o idoso e reviraram toda a casa.

O idoso teve que ser encaminhado para a Unidade de Pronto Atendimento. Um boletim de ocorrência foi registrado e a Polícia Militar segue fazendo rastreamentos na tentativa de localizar e prender os falsos agentes de saúde que, embora tenham ficado por um bom tempo na casa do idoso e revirado todos os cômodos, conseguiram levar apenas R$ 120,00.

Diante dessa ocorrência, a secretaria emitiu as seguintes orientações:

-Embora esteja ocorrendo a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, a Secretaria Municipal de Saúde não está vacinando em domicílio, nem na cidade nem na zona rural. Serão vacinados na própria residência somente os acamados, mas a data desse serviço ainda será divulgada.

-No caso da vacinação domiciliar, é importante explicar que os agentes de saúde estarão sempre em dupla, uniformizados e com crachá de identificação. Além disso, são geralmente profissionais conhecidos da comunidade, pois atuam muito próximos da população;

-A Secretaria de Saúde alerta que o ocorrido em Major Porto foi um golpe, possivelmente aproveitando também o momento de receio da população quanto à pandemia de coronavírus. Vale lembrar que não há vacina ou injeção alguma até o momento que proteja contra esse vírus. A população deve ficar atenta e desconfiar da presença de pessoas não identificadas oferecendo serviços de saúde ou quaisquer outros.

A ocorrência

A aplicação do golpe em Major Porto ocorreu na terça-feira (31). O fato envolveu um idoso que recebeu em casa um casal, vestido de roupas brancas, dizendo que era do Programa Saúde da Família (PSF) e iria vaciná-lo. O homem e a mulher chegaram a aplicar um medicamento na vítima, deixando-a sonolenta, e aproveitaram para roubar uma quantia em dinheiro.

A equipe de saúde do distrito foi acionada somente na manhã de ontem, prestando o socorro necessário ao idoso e encaminhando-o para a UPA. Um boletim de ocorrência também foi registrado pelos profissionais. Segundo a secretaria, a vítima segue internada, apresenta quadro clínico estável e está recebendo toda a assistência necessária da equipe médica da unidade.