A Lavanderia Comunitária do bairro Lagoinha, que até pouco tempo gerava emprego e renda para muitas famílias, está em situação de abandono. Fechado há mais de quatro meses, o imóvel permanece sem destinação e sendo tomado pelo mato. Os moradores da vizinhança estão preocupados e cobram uma solução.

A Lavanderia comunitária do bairro Lagoinha funcionou por quase 40 anos. Ela foi criada na década de 80 para gerar emprego e renda para mulheres carentes. No início, o Estado ofereceu a estrutura e os equipamentos e a Prefeitura continuou pagando a água e a luz. Mas no ano passado, em meio aos cortes de despesas, a Secretaria de Administração decidiu que não iria mais custear os gastos das lavanderias e deu um prazo para que elas criassem uma associação.

As lavadeiras tentaram criar a associação para manter o negócio, mas descobriram que já havia uma associação criada no passado e não tiveram apoio para resolver a questão burocrática. Sem ter como manter a lavanderia funcionando, as lavadeiras decidiram deixar o negócio. A Lavanderia Comunitária do bairro Lagoinha foi fechada no dia 31 de Janeiro deste ano.

O imóvel permanece fechado e sendo tomado pelo mato. O portão está aberto. Vizinhos reclamam que o local está sendo invadido por pessoas estranhas. As torneiras que existiam nos tanques foram furtadas, segundo eles. Alguns vidros foram quebrados e a vizinhança teme que situação piore. Eles cobram providências do poder público.

A redação do Patos Hoje tentou contato com a assessoria de comunicação da Prefeitura nesta manhã, ,mas as ligações não foram atendidas.