Os comerciantes apresentaram os modelos de armas disponíveis em Patos de Minas.

Na manhã desta terça-feira (15), o Presidente Jair Bolsonaro assinou o decreto que facilita a posse e comercialização de arma de fogo em todo o Brasil. Em Patos de Minas, os reflexos da decisão do presidente eleito já começaram a aparecer antes mesmo da virada do ano. O assunto referente à posse de arma de fogo tomou conta do cotidiano das pessoas e o Patos Hoje foi até as lojas autorizadas a comercializar o produto para saber o que você precisa fazer e quanto terá que gastar para ter uma arma de fogo em casa ou no trabalho.

Nossa equipe de reportagem foi até as lojas autorizadas na Capital do Milho a comercializar arma de fogo na tarde desta terça-feira (15) e conversou com os responsáveis que viram muita vantagem no decreto assinado pelo presidente. De acordo com o decreto, a posse ficará mais acessível uma vez que não será mais necessária a comprovação de efetiva necessidade, além de permitir que o morador possa ter até quatro armas em casa. Outra mudança é a validade do registro que passará de 05 para 10 anos.

De acordo com Reni do Reis, antes mesmo do decreto, o aumento da procura foi de 40% em seu estabelecimento. Segundo ele, as pessoas se interessaram mais pela compra principalmente para garantir sua defesa pessoal. Em seu estabelecimento as armas podem ser encontradas a partir de R$2.500,00. Em outro estabelecimento, o aumento foi de 50% de acordo com o proprietário Célio Willian da Silva. De acordo com ele, a procura cresceu consideravelmente desde outubro do ano passado. “Toda hora chega um cliente querendo adquirir uma arma de fogo, os procedimentos são simples e nós mesmos ajudamos e damos apoio ao cliente nos tramites necessários”.

A expectativa dos empresários é que a venda cresça ainda mais no decorrer do ano devido ao novo decreto assinado na manhã de hoje. É importante lembrar que existe uma série de requisitos para se adquirir uma arma de fogo. Entre os requisitos estão, testes psicológicos, declaração de ilícitos penais e a pessoa precisa estar fixo em um trabalho comprovado em carteira.

As pistolas comercializadas em Patos de Minas, de acordo com pesquisa feita por nossa equipe de reportagem, vão do calibre 635 ao 380. No caso dos revólveres, os calibres comercializados vão do .32 ao .38. Também há a comercialização de armas longas como carabinas, rifles e espingardas indicadas para comerciantes e produtores rurais. Os proprietários das lojas apresentaram as armas que podem ser adquiridas a partir do decreto.

Confira os requisitos necessários e as mudanças na posse de arma de fogo.

Obrigatoriedade de cursos para manejar a arma;

Ter ao menos 25 anos;

Ter ocupação lícita;

Não estar respondendo a inquérito policial ou processo criminal;

Não ter antecedentes criminais nas justiças Federal, Estadual (incluindo juizados), Militar e Eleitoral;

Pelas novas regras, ficam estabelecidos os seguintes critérios para que o cidadão comprove "efetiva necessidade" de possuir arma em casa:

Ser agente público (ativo ou inativo) de categorias como: agentes de segurança, funcionário da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), agentes penitenciários, funcionários do sistema socioeducativo e trabalhadores de polícia administrativa;

Ser militar (ativo ou inativo)

Residir em área rural;

Residir em área urbana de estados com índices anuais de mais de dez homicídios por cem mil habitantes, segundo dados de 2016 apresentados no Atlas da Violência 2018 (todos os estados e o Distrito Federal se encaixam nesse critério).

Ser dono ou responsável legal de estabelecimentos comerciais ou industriais;

Ser colecionador, atirador e caçador, devidamente registrados no Comando do Exército.

A principal justificativa do Governo Federal para a facilitação na aquisição das armas é garantir mais segurança para a população.