O curso que teve a participação de 39 agentes aconteceu no UNIPAM.

Agentes penitenciários de Patos de Minas e região participaram nesta semana de um curso para registro de ocorrências- REDS. Com o treinamento, os próprios agentes confeccionarão os documentos sem precisar deixar o local de trabalho. O curso aconteceu no Centro Universitário de Patos de Minas-UNIPAM.

A capacitação começou na quarta-feira (15) e terminou nessa sexta-feira (17). Os instrutores da 10ª Região Integrada de Segurança Pública-RISP- Gustavo Lucas Rodrigues e Ângelo Antônio Brito, foram os responsáveis por transmitir os conhecimentos para os 39 profissionais que participaram do curso.

Além de Patos de Minas, agentes de Presidente Olegário e Carmo do Paranaíba participaram do treinamento. O intuito do curso é liberar os policiais que tinham que se deslocar até o Presídio para fazer o REDS. Além de ganhar tempo no trabalho e economizar no deslocamento, a medida vai garantir mais segurança pública.

Anualmente, cerca de 15 mil ocorrências são registradas em unidades socioeducativas e prisionais do Estado. Com a capacitação, o registro ficará sob a responsabilidade de servidores da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) e da Secretaria de Estado de Administração Prisional (Seap).

A mudança desonera, principalmente, a Polícia Militar do preenchimento de boletins de ocorrência de atos que aconteçam em unidades, liberando pessoal para o policiamento ostensivo e preventivo. Também há economia para os cofres públicos, uma vez que se evita o deslocamento e o empenho dos policiais para o registro.

No curso de 40 horas, em 3 dias, os profissionais ficaram capacitados para os registros dos seguintes crimes: lesão corporal, ameaça, dano, porte e posse ilegal de arma de fogo, porte ilegal de arma branca, ingresso ilegal de celular ou rádio, uso e consumo de drogas e tráfico ilícito de drogas.

Autor: Farley Rocha