As obras realizadas pela Prefeitura no local já amenizam o problema.

Funcionários da Prefeitura passaram os últimos dias trabalhando em melhorias na rede pluvial do bairro Residencial Monjolo. As obras atendem a uma exigência do Ministério Público que ajuizou Ação Civil Pública contra a Administração Municipal e contra uma empresa particular responsáveis pela urbanização daquela região da cidade.

Na ação, os promotores Paulo César de Freitas e Marcelo Azevedo Maffra alegam que a implantação dos bairros Jardim Esperança pela Prefeitura e do Residencial Monjolo por empresa particular não atendeu a legislação urbanística vigente, sendo construídos sem o adequado sistema de drenagem das águas pluviais. A enxurrada que desce dos dois bairros ganha força ao longo do caminho e segue destruindo o que encontra pela frente. Leia mais!

Ao longo dos últimos anos, a enxurrada construiu um buraco gigantesco nos fundos do bairro Residencial Monjolo. A enorme voçoroca fica escondida em meio à vegetação e só foi descoberta a partir de uma denúncia feita pela própria Prefeitura. Na época, a Polícia Militar de Meio Ambiente foi acionada para verificar a presença de animais em área de preservação permanente e acabaram descobrindo a erosão.

Na  Ação Civil Pública, o Ministério Público pede a concessão de Tutela de Urgência obrigando a Prefeitura e a Empresa responsável pela construção do bairro Residencial Monjolo a implantarem sistemas de drenagem de águas pluviais nos bairros Jardim Esperança e Residencial Monjolo Segundo, além dos danos ao meio ambiente. Segundo o órgão, se nada for feito, o buraco pode começar a comprometer a estrutura urbana.

As obras realizadas pela Prefeitura no local já amenizam o problema. Segundo os funcionários, além de um sistema de captação da água das chuvas, também serão construídos dissipadores para reduzir a velocidade da água e diminuir os danos que a voçoroca vem causando ao meio ambiente. Mas esse deve ser só o começo. Na Ação Civil Púbica, o Ministério Público cobra também um plano de recuperação de toda a área degradada.

Autor: Maurício Rocha