349669 2216 Ok
Cemil 2017
Publicado em 25/04/2017
Compartilhe:

Após ação do Ministério Público, Prefeitura inicia obras para conter erosão no Residencial Monjolo

Segundo os funcionários, além de um sistema de captação da água das chuvas, também serão construídos dissipadores para reduzir a velocidade da água.

As obras realizadas pela Prefeitura no local já amenizam o problema.

Funcionários da Prefeitura passaram os últimos dias trabalhando em melhorias na rede pluvial do bairro Residencial Monjolo. As obras atendem a uma exigência do Ministério Público que ajuizou Ação Civil Pública contra a Administração Municipal e contra uma empresa particular responsáveis pela urbanização daquela região da cidade.

Na ação, os promotores Paulo César de Freitas e Marcelo Azevedo Maffra alegam que a implantação dos bairros Jardim Esperança pela Prefeitura e do Residencial Monjolo por empresa particular não atendeu a legislação urbanística vigente, sendo construídos sem o adequado sistema de drenagem das águas pluviais. A enxurrada que desce dos dois bairros ganha força ao longo do caminho e segue destruindo o que encontra pela frente. Leia mais!

Ao longo dos últimos anos, a enxurrada construiu um buraco gigantesco nos fundos do bairro Residencial Monjolo. A enorme voçoroca fica escondida em meio à vegetação e só foi descoberta a partir de uma denúncia feita pela própria Prefeitura. Na época, a Polícia Militar de Meio Ambiente foi acionada para verificar a presença de animais em área de preservação permanente e acabaram descobrindo a erosão.

Na  Ação Civil Pública, o Ministério Público pede a concessão de Tutela de Urgência obrigando a Prefeitura e a Empresa responsável pela construção do bairro Residencial Monjolo a implantarem sistemas de drenagem de águas pluviais nos bairros Jardim Esperança e Residencial Monjolo Segundo, além dos danos ao meio ambiente. Segundo o órgão, se nada for feito, o buraco pode começar a comprometer a estrutura urbana.

As obras realizadas pela Prefeitura no local já amenizam o problema. Segundo os funcionários, além de um sistema de captação da água das chuvas, também serão construídos dissipadores para reduzir a velocidade da água e diminuir os danos que a voçoroca vem causando ao meio ambiente. Mas esse deve ser só o começo. Na Ação Civil Púbica, o Ministério Público cobra também um plano de recuperação de toda a área degradada.

Imagens atualizado em 25/04/2017 • 4 fotos

Autor: Maurício Rocha

Rovan - Super Banner Rodape - inicio 11-07-17
Postado em 25/04/2017
Compartilhe:

12 comentários

Recentes Populares
Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Patos Hoje. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Portal Patos Hoje poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!

Os comentários que receberem 20 votos negativos a mais que os positivos serão retirados do Portal.

  • Zé do café | 3 meses, 3 semanas atrás

    Senhor prefeito é a erosão do céu azul, esgoto ao correndo sem tratamento, e a erosão avançado na reserva ambiental, tó de olho. Vou cobrar na próxima eleição

    1 0 Responder

  • Edio Batista da Fonseca | 3 meses, 3 semanas atrás

    isto tudo está acontecendo por falta de planejamento...e fiscalização dos órgãos competentes...!!!!

    3 0 Responder

    kreka - 3 meses, 3 semanas atrás

    patos tem pressa

    0 0

  • MORADOR | 3 meses, 3 semanas atrás

    não vai resolver nada pois esse esgoto quer passa do lado continua correndo a céu aberto c,causando erosão da mesma forma , teria sido resolvido se tivessem canalizado todo esse esgoto. enquanto isso a erosão só cresce .. que pena que não da para colocar fotos aqui nos comentários ..

    2 1 Responder

  • Carlos | 3 meses, 3 semanas atrás

    Tomara que n saia errado. Porque estes engenheiros que não acompanham obra. Deixa o nome ir por água abaixo.

    2 0 Responder

  • Observador | 3 meses, 3 semanas atrás

    Enquanto isso, ao resolver parte do problema, estão criando outro muito maior com outros loteamentos que surgiram e vão descarregar as águas fluviais, mais esgoto tem vindo, junto ao córrego Monjolo, que em breve não suportará o volume de águas, transbordando e destruindo a avenida hoje abandonada com tantos buracos. Por outro lado, ruas que beneficiam amigos, políticos, (por enquanto não é esta administração) já eram contratos firmados, mas Ana Oliveira, Araguaia, Continental, atrás prédio abandonado Fátima Porto. Tudo com asfalto novo, e nos motoristas fazendo crescer faturamento dos borracheiro, alinhadores, venda todas, amortecedor....ontem em 01 hora tinha três veículos com pneus estuprados na curva entre Paranaíba e Maranhão...????????????????????????????????

    1 0 Responder

    um patense - 3 meses, 3 semanas atrás

    Por falar em esgoto, tem partes da cidade, onde, por exemplo, em certas ruas do centro, se pode até sentir o cheiro do esgoto passando por debaixo da rua. É um fedor terrível! Alguma coisa está errada com o esgoto da cidade. Parece que ele já está chegando a superfície das ruas. As autoridades responsáveis precisam fazer algum coisa a fim de evitar que o esgoto não cause transtornos à população. Isso é até uma questão sanitária.

    1 0

  • Dicionário | 3 meses, 3 semanas atrás

    :speech_balloon: Achei engraçada a palavra voçoroca (é só um comentário, não estou criticando o texto pelo uso da palavra) e, olhando o seu significado, tenho de admitir que ela define bem a situação do local. Voçoroca, s.f. Desmoronamento resultante de erosão subterrânea produzida por águas pluviais ao atingirem regiões de menor permeabilidade. :wink:

    7 1 Responder

  • um patense | 3 meses, 3 semanas atrás

    Por causa da preguiça, ou sei lá, talvez até mesmo negligência, das pessoas que foram responsáveis pela urbanização dessa área da cidade, criou-se um problemão urbano que está dando agora no presente muito trabalho por causa de um erro do passado. Por isso, que as coisas tem de ser feitas do jeito certo e não do jeito mais fácil ou do jeito que mais convém.

    2 0 Responder

  • PEDRO PEDREIRA | 3 meses, 3 semanas atrás

    Nossa impressionante, essa obra FARAÔNICA irá resolver todos os problemas.

    5 1 Responder

  • DE OLHO | 3 meses, 3 semanas atrás

    PARA UM SIMPLES SERVIÇO FIZERAM UMA BAGUNGA, ABRIRAM RUA EM LOCAL DE PRESERVAÇÃO, A NOVA PARTE A UNICA COISA QUE ESTAO FAZENDO E VENDENDO A TERRA QUE ESTAO RETIRANDO E OS ANIMAIS CONTINUAM LA POR TODA PARTE!

    3 2 Responder

  • Ciclista | 3 meses, 3 semanas atrás

    Muito bom esse mata-burro em vias urbanas, espero que nenhum ciclista caia a noite pela falta de iluminação, crianças ou idosos.

    8 1 Responder

carregar mais comentários