A vereadora Edmê Avelar está se despedindo da vida pública. Ela publicou um vídeo em suas redes sociais em clima de adeus à política partidária. Após 28 anos ocupando cargos públicos, a professora aposentada não deverá voltar a disputar uma cadeira na Câmara Municipal de Patos de Minas nas eleições deste ano.

Parafraseando o apóstolo São Paulo, Edmê Avelar deu o tom da despedida. “Combati o Bom Combate, completei a Carreira e Guardei a Fé”, disse ela. Antes, no vídeo de mais de 7 minutos, ela conta um pouco do que foi a carreira política em Patos de Minas, detalhando ações que foram realizadas e os projetos aprovados.

Edmê Avelar iniciou a carreira política em 1992. Ela foi vereadora por seis mandatos, foi presidente da Câmara Municipal e ocupou também o cargo de vice-prefeita. Ao longo desse tempo, Edmê disse que apresentou milhares de indicações, aprovou diversos projetos de lei e conseguiu recursos para asfalto nas ruas, melhorias na zona rural, para cobrir oito quadras esportivas, além de ter iniciado a luta pela implantação do IFTM e do Campus da Universidade Federal de Uberlândia.

Professora aposentada e com 73 anos de idade, Edmê Avelar entende que é hora de encerrar a carreira. Ela disse que já vinha planejando esse momento nos últimos meses, tendo inclusive informado ao seu partido, o Democratas. A vereadora também citou outros fatores que contribuíram para que tomasse essa decisão, como o difícil momento político por que passa o pais e também a pandemia da Covid-19.

Edmê lembrou que enfrentou o câncer por duas vezes e que teme sofrer complicações graves caso seja acometida pela Covid-19. A vereadora disse que está decidida, mas que ainda sofre pressões para disputar a eleição, deixando uma pequena possibilidade de concorrer em 15 de novembro.