Os alunos participaram de uma sessão cívica.

Neste sábado, 21 de abril, é feriado nacional em homenagem a Tiradentes, o ativista político que se tornou mártir por liderar a Inconfidência Mineira. Em Patos de Minas, o Colégio da Polícia Militar que leva o nome de Tiradentes prestou homenagens. Nesta amanhã, houve hasteamento de bandeiras, execução do hino e leitura de textos elaborados pelos alunos para reforçar o civismo.

A história de Tiradentes se confunde com a Inconfidência Mineira, um movimento que ocorreu entre os anos de 1788 e 1789 contra a cobrança abusiva de impostos cobrados pela Coroa Portuguesa. Na época, os mineiros eram obrigados a pagar um quinto de todo o ouro e diamantes que arrecadavam. Ocorre que a produção diminuiu, mas o Governo não quis perder os seus lucros.

Quem não conseguia pagar os 20% de impostos eram obrigados a entregar os próprios bens. É o que ficou conhecido como “Derrama” e que causou a revolta da população. Assim surgiu a conspiração baseada na Revolução Francesa para livrar o Estado da pressão econômica exercida por Portugal.

José Joaquim da Silva Xavier, o Alferes Tiradentes, era o mais radical e chegou a planejar a morte do governador Visconde de Barbacena. Mas o plano fracassou depois que um dos membros da trama, José Silvério dos Reis, delatou os demais, acreditando ter, no futuro, suas dívidas perdoadas pela Coroa.

Tiradentes teve a pena mais dura. Depois de três anos preso, ele foi condenado à morte por enforcamento. No dia 21 de abril de 1792 ele foi morto, decapitado e esquartejado. A cabeça foi exposta em praça pública para servir de exemplo. Tiradentes se tornou mártir e, em 1965, o dia 21 de abril se tornou feriado nacional em homenagem ao Mártir da Inconfidência.