Alunos do Colégio Tiradentes de Patos de Minas prestam homenagem ao mártir da Inconfidência

Na época, os mineiros eram obrigados a pagar um quinto de todo o ouro e diamantes que arrecadavam.

publicado em 20/04/2018, por Maurício Rocha


Os alunos participaram de uma sessão cívica. 

Neste sábado, 21 de abril, é feriado nacional em homenagem a Tiradentes, o ativista político que se tornou mártir por liderar a Inconfidência Mineira. Em Patos de Minas, o Colégio da Polícia Militar que leva o nome de Tiradentes prestou homenagens. Nesta amanhã, houve hasteamento de bandeiras, execução do hino e leitura de textos elaborados pelos alunos para reforçar o civismo.

–––––––––––––––––––––––––––––––– CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ––––––––––––––––––––––––––––––––
Clinica Medic Imagem

A história de Tiradentes se confunde com a Inconfidência Mineira, um movimento que ocorreu entre os anos de 1788 e 1789 contra a cobrança abusiva de impostos cobrados pela Coroa Portuguesa. Na época, os mineiros eram obrigados a pagar um quinto de todo o ouro e diamantes que arrecadavam. Ocorre que a produção diminuiu, mas o Governo não quis perder os seus lucros.

Quem não conseguia pagar os 20% de impostos eram obrigados a entregar os próprios bens. É o que ficou conhecido como “Derrama” e que causou a revolta da população. Assim surgiu a conspiração baseada na Revolução Francesa para livrar o Estado da pressão econômica exercida por Portugal.

José Joaquim da Silva Xavier, o Alferes Tiradentes, era o mais radical e chegou a planejar a morte do governador Visconde de Barbacena. Mas o plano fracassou depois que um dos membros da trama, José Silvério dos Reis, delatou os demais, acreditando ter, no futuro, suas dívidas perdoadas pela Coroa. 

Tiradentes teve a pena mais dura. Depois de três anos preso, ele foi condenado à morte por enforcamento. No dia 21 de abril de 1792 ele foi morto, decapitado e esquartejado. A cabeça foi exposta em praça pública para servir de exemplo. Tiradentes se tornou mártir e, em 1965, o dia 21 de abril se tornou feriado nacional em homenagem ao Mártir da Inconfidência.

Imagens atualizado em 20/04/2018 • 21 fotos

Autor: Maurício Rocha Postado em 20/04/2018
Compartilhe:

43 comentários

Recentes Populares
Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Patos Hoje. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Portal Patos Hoje poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!

Os comentários que receberem 20 votos negativos a mais que os positivos serão retirados do Portal.

  • Carla Marins | 1 ano, 6 meses atrás

    Que orgulho de ter estudado nessa escola! Exemplo de disciplina. Parabéns!

    2 3 Responder

  • Suputuba | 1 ano, 6 meses atrás

    Enquanto isso, nas outras escolas públicas os alunos e professores comemoram o dia de Tiradentes com muita brigas, é aluno xingando e brigando com outros alunos, é professores gritando dentro da sala de aula, é badernas dentro das salas e professor com medo de aluno, é furto e uso de drogas dentro e nas portas das escolas. Estão vendo aí? Tem jeito de concertar o que tá errado. É só dar mais poder para os professores, rigor nos regulamentos internos e menos intervenção do protecionismo do MP aos alunos problemáticos.

    3 1 Responder

    Sepultura - 1 ano, 6 meses atrás

    Não só nas outras escolas; mas nesta escola mesmo: saiu muito aluno daí, que hj é traficante, bandido, etc. Esta escola tbm dá bons frutos e maus frutos, ok? Igual todas. Não senta no "sofá" e vai falar mal de ninguém, ok?

    2 0

    Carla - 1 ano, 6 meses atrás

    Sepultura, não esquece que educação se dá em casa. Caráter vem de berço. Professor e escola não educa pessoas, é aoenas um complemento na formação de todo cidadão que se preze. Não transfira para a escola a responsabilidade que é dos genitores. " Sento no sofá " e falo mesmo!!! Se as outras escolas tivessem 1% da disciplina do colégio Tiradentes, respeito era " mato"!

    2 1

  • Rogerin zika | 1 ano, 6 meses atrás

    Vacilo tiraram meu comentario tava friendly family mo tranks e os cara nessa vacilagem

    1 0 Responder

  • Realista II | 1 ano, 6 meses atrás

    Acho muito legal esta homenagem ao Tiradentes, mas ninguém mostra as pessoas que desmaiou ...,nesse calor com uma farda que nem entra um ar direito e se abanar um pouco a camiseta pra não começar passar mal o aluno pode levar "ocorrência". :confused:

    2 9 Responder

    Rogerin zika - 1 ano, 6 meses atrás

    E o cagao kkkkk

    2 2

    Servidor - 1 ano, 6 meses atrás

    Estava presente e não tivemos ocorrência de alunos na parte da manhã que desmaiaram. Na parte da tarde os alunos não ficaram expostos ao sol, mas dentro da quadra q é coberta.

    3 3

    Kkk - 1 ano, 6 meses atrás

    Pelo que vi nas fotos quase todos estão de blusas de frio,e na parte da manhã faz frio . ..

    6 0

    Trojan - 1 ano, 6 meses atrás

    Engraçado quando os alunos do Marcolino e Guiomar de Melo estavam sendo usados como massa de manobra politica por Professores petistas ninguém reclamou, quando alunos ficam usando drogas nas portas de escola ninguém reclama. Agora qualquer demonstração de patriotismo, respeito e civilidade não pode, so porque estão fardados homenageando um herói patriota já começa o mimimi... Gue guevara pode homenagear neh?

    11 1

  • Joaquim José da Silva Xavier | 1 ano, 6 meses atrás

    Morri em vão, hoje a população tá ainda mais lascada com esses impostos abusivos, o pior de tudo que não tem retorno para a população. Somos um dos piores do mundo em educação, sem dizer saúde e segurança.

    7 1 Responder

  • MARCOS FERREIRA "X-9" | 1 ano, 6 meses atrás

    Mais uma bobagem que não leva a lugar nenhum. Tem coisa mais importante pra se preocupar.

    2 13 Responder

    p/o Marcos Ferreira MACONHEIRO - 1 ano, 6 meses atrás

    Cala sua boca suja seu Maconheiro.

    4 2

  • Patrulheiro | 1 ano, 6 meses atrás

    Parabéns, muito bom. Hierarquia e disciplina, pilares essenciais para uma boa educação. A se fosse assim nas outras escolas...

    10 1 Responder

  • Russel wood | 1 ano, 6 meses atrás

    Se Tiradentes defendia tanto a liberdade, por que então ele era dono de escravos?

    5 5 Responder

  • John Lennon | 1 ano, 6 meses atrás

    Ser feliz é melhor do que ser disciplinado e doutrinado.

    3 8 Responder

  • Filósofo de plantão | 1 ano, 6 meses atrás

    Disciplina exagerada combina com pessoas inteligentes e criativas?

    10 17 Responder

    Smolder - 1 ano, 6 meses atrás

    Ninguém é obrigado a estudar lá. Se não estiver satisfeito é só ir pra outra.

    11 4

    DIMITRI NISHIMURA - 1 ano, 6 meses atrás

    Ilustre Filósofo Plantonista, a disciplina imposta aos alunos do educandário tem por objetivo formar vencedores. Esse exagero que só vc vislumbra, tem resultado nos vestibulares, com alunos sendo aprovados em diversos cursos em diversas instituições de ensino superior. Enquanto isso, a libertinagem das demais escolas públicas, faz com que os concludente do ensino médio não consigam passar nem na porta de saída da escola.

    11 6

    Chico - 1 ano, 6 meses atrás

    Quem é inteligente entende regras quem é criativo expressa criatividade em qualquer lugar, hipocrisia é que não combina com escola, não atoa esse colégio tem o respeito e os resultados que tem, superando a grande maioria das escolas da cidade, escola que ensina disciplina não limita o aluno ao contrário ela prepara para o futuro e cria senso crítico de certo e errado.

    11 3

    talvez - 1 ano, 6 meses atrás

    Talvez sim, talvez não. Mas com certeza não combina com criminosos e vagabundos.

    7 2

carregar mais comentários