O lançamento foi Unidade Básica de Saúde do Bairro Sebastião Amorim.

Alunos do curso de Odontologia da Faculdade Patos de Minas surpreenderam durante a entrega de trabalhos acadêmicos na tarde desta sexta-feira. Eles decidiram escrever as histórias de vida dos idosos atendidos. O trabalho foi realizado durante todo o semestre dentro de uma das disciplinas do curso. Bastante emocionados, os idosos receberam o livro da história de suas vidas e aproveitaram para agradecer aos alunos.

O lançamento foi Unidade Básica de Saúde do Bairro Sebastião Amorim. Todo o trabalho foi coordenado pelos professores Roberto Góes e Cláudia Oliveira. De acordo com o professor Roberto, os alunos desenvolveram o trabalho dentro de uma disciplina chamada PSF - Programa Saúde da Família. Segundo o professor, eles trabalharam esse semestre com as chamadas Ferramentas de Abordagem Familiar que são construídas através de visitas domiciliares feitas pelos alunos do 8º período.

Os idosos que tiveram suas histórias contadas se emocionaram ao receber os livros nesta tarde. “É uma emoção sem tamanho saber que existem pessoas que se interessam por nossa história de vida”, disse a dona Sônia Fernandes, de 68 anos. “É muito gratificante e motivo de muito orgulho poder contar um pouco do que vivemos aqui nesse livro” relatou ela. Perguntei para a dona Sônia se são muitas histórias para serem contadas e, bem humorada, ela disse que se for contar tudo vai precisar de dezenas de livros.

Segundo a aluna Mariana Araújo, escrever o livro foi um desafio muito gratificante, uma vez que proporcionou um contato melhor com o paciente e também com toda a família dele. “Esse trabalho é importante pois nos permite conhecer melhor o paciente e saber exatamente como devemos desenvolver nosso trabalho com eles”. Cerca de 40 livros foram entregues aos idosos.