Os alunos observaram uma mudança no campo político-eleitoral e decidiram elaborar o manual.

Alunos do 8º período do Centro Universitário de Patos de Minas – Unipam - elaboraram um manual para auxiliar candidatos em suas campanhas eleitorais. O lançamento do chamado “Projeto Xeque-Mate” vai acontecer no próximo dia 07 de novembro, às 14h, no Plenário da Câmara Municipal.

O projeto Xeque Mate, um manual para orientar os candidatos em suas campanhas eleitorais, on-line, de forma honesta e interativa. A ideia surgiu após as eleições de 2018, quando os alunos observaram uma mudança no campo político-eleitoral, na qual candidatos aderiram as redes sociais para fazerem suas campanhas.

O Xeque-Mate é o produto final do Projeto Prático de Graduação (PPG) dos alunos de Jornalismo. Durante todo ano, o grupo formado por Gabriel Victor Pereira Leão, Ingrid Lohane Fernandes de Oliveira, Larissa Caroline de Oliveira, Leonardo Porfírio Branquinho, Manoel Gonçalves da Silva, Mariene Danielli Sousa Silva, realizou diversas pesquisas com o intuito de lançarem o produto jornalístico.

O Xeque Mate é dividido em quatro capítulos, são eles: introdução, no qual é feito um breve resumo sobre o conteúdo produzido; Ser candidato, que aborda questões sobre o perfil político, habilidades, discursos e media training; Eleitorado, que ressalta a importância de utilizar as estratégias de atração com os eleitores; e Plano de comunicação, que fala sobre as mídias e as redes sociais, o porquê de utilizá-las e o papel de cada uma delas nas eleições de 2018.

Além disso, o manual aborda também sobre as regras de campanhas na internet, como planejar, a mensagem que deve ser transmitida ao público, entre outros assuntos. A coordenadora do curso de Jornalismo e de Publicidade e Propaganda e orientadora do projeto, professora Regina Macedo, ressalta a importância do manual. “Além de ser um estudo sobre o cenário político brasileiro, no qual identifica-se a importância do domínio da internet na atual conjuntura eleitoral é também um guia, em que o candidato é capaz de traçar e desenvolver estratégias de marketing político nas principais plataformas digitais existentes”, ressaltou Regina Macedo.

Fonte: Ascom UNIPAM