349669 2216 Ok
Copasa - 21-06-17
Postado em 20/06/2017
Compartilhe:

Alunos de Gastronomia da FPM realizam manhã pra lá de saborosa em encerramento de semestre

Os estudantes foram divididos em três grupos e proporcionaram uma manhã de degustação de deliciosas receitas.

Entre os jurados estava o Sub Chefe de cozinha Guilherme Retamoso. 

Os alunos do curso de Gastronomia da Faculdade Patos de Minas – FPM – encerraram as atividades semestrais com uma prova prá lá de saborosa. Eles produziram um festival gastronômico com sabores de milho, cozinha mexicana e delícias da Itália dos anos 50.

A proposta do trabalho de encerramento do semestre foi criar a ideia de um evento gastronômico com comidas e bebidas que combinassem com  temas escolhidos pelos alunos. Os estudantes foram divididos em três grupos e proporcionaram uma manhã de degustação de deliciosas receitas.

Segundo o coordenador do curso Rodrigo Ferreira os professores auxiliaram apenas com orientação. “Tudo o que foi feito, desde a preparação dos pratos até a decoração da sala de apresentação ficou a cargo dos próprios alunos e eles não decepcionaram”, ressaltou o professor.

 O primeiro grupo montou uma barraca temática inspirado nas Marias Artesãs de Patos de  Minas e ressaltaram os sabores do milho como pamonha e paçoca de milho e, para complementar, receitas de macarrão e espetinhos.

Já o segundo grupo organizou uma apresentação baseada na cozinha mexicana com direito a Tequila e Margarita. Comidas típicas do México foram preparadas para apreciação dos avaliadores.

O terceiro grupo de trabalho apostou na inauguração de uma barbearia Italiana da década de 50 e se destacou pelos drinks. Todos estavam vestidos a caráter e os jurados foram conduzidos até a sala de apresentação por um Chofer em um Dodge relíquia.

Uma bancada de júri foi montada para avaliar os pratos e a desenvoltura dos alunos durante a apresentação. Entre os jurados estava o Sub Chefe de cozinha Guilherme Retamoso. Guilherme é gaúcho e já passou por diversas cozinhas no Brasil e na Europa, recentemente trabalhou em Barcelona na Espanha. Hoje ele trabalha junto com o chefe de cozinha Alex Atalla em São Paulo.

O Curso de Gastronomia da FPM é o único na região a oferecer diploma de graduação. E quem quiser se tornar um chef de cozinha, as inscrições para o Vestibular do meio do ano estão abertas e podem ser feitas até o dia 07 de julho. As provas acontecem no dia 08 de julho. O curso de Gastronomia possui turmas de manhã e à noite.

Imagens atualizado em 20/06/2017 • 109 fotos

Autor: Maurício Fernandes

Nego Duro - Rodapé Notícias
Postado em 20/06/2017
Compartilhe:

3 comentários

Recentes Populares
Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Patos Hoje. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Portal Patos Hoje poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!

Os comentários que receberem 20 votos negativos a mais que os positivos serão retirados do Portal.

  • Gotti | 3 dias, 4 horas atrás

    Foi um execelente trabalho. Esses alunos vão mudar a gastronomia de Patos de Minas. Todos ótimos!

    2 0 Responder

  • Tia Anastácia | 3 dias, 5 horas atrás

    Esse curso de gastronomia da FPM dá de 10 nos outros que tem por aí!

    3 1 Responder

  • Heloy | 3 dias, 8 horas atrás

    uma correção meu caro, a barbearia tinha foco na década de 50!.

    3 0 Responder