"Alimento é melhor vacina contra o caos", diz agência da ONU que ganhou Nobel da Paz

A organização, com sede em Roma, contabiliza ajuda a cerca de 97 milhões de pessoas

publicado em 09/10/2020,


 

O Programa Mundial de Alimentos (PMA), a agência das Nações Unidas, recebeu o Prêmio Nobel da Paz nesta sexta-feira por seus esforços para combater a fome e melhorar as condições de paz em áreas afetadas por conflitos.

A organização, com sede em Roma, contabiliza ajuda a cerca de 97 milhões de pessoas em aproximadamente 88 países a cada ano, e afirma que uma de nove pessoas de todo o mundo ainda não tem o suficiente para comer.

–––––––––––––––––––––––––––––––– CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ––––––––––––––––––––––––––––––––
Udi Telecom - Conexão em Dobro

“A necessidade de solidariedade internacional e cooperação multilateral é mais conspícua do que nunca”, disse Berit Reiss-Andersen, presidente do Comitê Norueguês do Nobel, em uma coletiva de imprensa.

O PMA é uma mola propulsora das iniciativas para evitar o uso da fome como arma de guerra e conflito, e a pandemia de Covid-19, que o PMA diz poder dobrar a fome mundial, o tornou ainda mais relevante, disse.

“A pandemia de coronavírus contribui para uma elevação forte do número de vítimas da fome no mundo”, afirmou o comitê do Nobel.

“Até o dia em que teremos uma vacina, a comida é a melhor vacina contra o caos”, acrescentou.

“Existe uma estimativa dentro do Programa Mundial de Alimentos de que... haverá 265 milhões de famintos dentro de um ano, então é claro que isto também é um clamor para a comunidade internacional não subfinanciar o Programa Mundial de Alimentos.”

O PMA reagiu ao prêmio tuitando seus agradecimentos pelo “reconhecimento do trabalho dos funcionários do PMA, que colocam suas vidas em risco todos os dias para levar comida e assistência a mais de 100 milhões de crianças, mulheres e homens famintos em todo o mundo”.

Em uma entrevista coletiva em Genebra, o porta-voz do PMA, Tomson Phiri, disse aos repórteres: “Para o PMA, neste ano, fomos muito além do cumprimento do dever.”

“Tudo parou após as restrições nacionais e globais que vieram com a Covid-19. O PMA esteve à altura do desafio, conseguimos conectar comunidades. A certa altura, éramos a maior empresa aérea do mundo quando a maioria, se não todas as empresas aéreas comerciais, havia parado.”

Dan Smith, diretor do Instituto Internacional de Pesquisas da Paz de Estocolmo, disse que o Comitê Norueguês do Nobel quis enviar uma mensagem tanto de esperança, quanto de “apoio à cooperação internacional”.

Fonte: Reuters

Postado em 09/10/2020
Compartilhe:

3 comentários

Recentes Populares
Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Patos Hoje. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes, fake news ou violem direitos de terceiros. O Portal Patos Hoje poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve-se ter ciência de que poderá ser responsabilizado cível ou criminalmente!

Os comentários que receberem 100 votos negativos a mais que os positivos serão retirados do Portal.

  • Forabozo | 3 semanas atrás

    Eu já acho melhor parar com as queimadas e plantar árvores onde existe lavouras. O oxigênio é mais importante que comida, sem oxigênio agente não vive.

    3 6 Responder

    Riala Mafon - 2 semanas, 6 dias atrás

    Dá para produzir sem destruir a Amazônia e o Cerrado, basta que usem com consciência. Sabemos que a cada dia há a necessidade de aumentar a produção, mas tem como fazer isso mundo afora sem destruir. A maior Floresta do Planeta é na Rússia com uma área do tamanho do Brasil, e é uma floresta ainda preservada e vamos esperar que continue. No Brasil é feita a política da pirraça, o governo federal manda meter o fogo nos mananciais de vida selvagem como a Amazônia e o Pantanal apenas para pirraçar a Esquerda Brasileira e com isso o mundo cada vez mais se vê entre a Cruz e a Espada - liberalismo não dá, acaba com o de bonito do Planeta em prol de uma "pequena minoria de 1% da humanidade".

    1 3

    Lindo - 2 semanas, 4 dias atrás

    Parei de ler em: "maior floresta do planeta é na Rússia". Que burro !!!!

    1 0