O trabalho aconteceu nos dias 8, 9, e 10 de outubro.

O Programa Municipal de Combate à Dengue – PMCD-, realizou o 2º LIRAA- levantamento rápido de índice de infestação por aedes aegypti- de 2019. O trabalho aconteceu nos dias 8, 9, e 10 de outubro e teve como resultado o índice de infestação de 0,4, considerado como baixo risco.

De acordo com o Programa, todos os bairros do município de Patos de Minas tiveram cobertura pelos agentes de combate às endemias que nesses três dias de trabalho visitaram 3.543 imóveis. Durante as visitas, os agentes de combate às endemias levaram informações à população, e encontram muitos recipientes com presença de larvas e pupas. Essas foram recolhidas e encaminhadas para o laboratório para análise.

Após feita a análise, no final dos três dias de trabalho foi constatado índice de infestação predial do município. O PMCD salienta que foram encontradas larvas em quase todos os bairros da cidade. Os principais criadouros (recipientes que estavam servindo de depósito de água e colaborando para a proliferação das larvas do mosquito), foram: depósitos a nível do solo, pratos e vasos de planta, lixo doméstico, bebedouros de animais, latas e garrafas  descartadas de forma inadequada.

Após o resultado do LIRAA, mesmo sendo considerado de baixo risco, o programa municipal de combate à dengue já está elaborando estratégias de trabalho, como por exemplo intensificar ações (mutirões, campanhas educativas, continuidade as visitas domiciliares). é necessário lembrar que a colaboração de toda a população é essencial para que o trabalho de prevenção e combate ao mosquito transmissor da dengue, chikungunya, zika e febre amarela seja eficaz.

Todos os moradores devem abrir as portas dos seus imóveis e receber a visita dos agentes que realizam além do tratamento com larvicida (quando necessário), o trabalho educativo levando informação e orientação a todos. Os agentes deste PMCD trabalham devidamente uniformizados, e, em caso de dúvidas, sugerimos que os moradores perguntem o nome do agente, e a matrícula, e peça para ele aguardar do lado de fora da sua residência. As podem entrar em contato pelo telefone 3822 9755, para averiguar se se trata de um funcionário do PMCD.

Os agentes alertam que é importante lembrar que o combate ao mosquito aedes aegypti é dever de todos, e não deve parar. Os fatores climáticos como calor intenso e chuvas colaboram para que o ciclo evolutivo do mosquito aconteça e qualquer recipiente sirva de criadouro. “Todos juntos podemos vencer a guerra contra esse vilão de apenas meio centímetro que pode nos roubar a vida”, ressaltaram.

Fonte: Programa Municipal de Combate à Dengue