Agência do Banco do Brasil em Patos de Minas.

A agência central do Banco do Brasil em Patos de Minas - na Rua Major Gote, 1023 - seguirá fechada nesta sexta-feira (27). Com novos casos de Covid-19 registrados no corpo de funcionários, a unidade continuará passando por sanitização. A nova data prevista para reabertura é a próxima segunda-feira, dia 30. Os caixas eletrônicos continuam funcionando das 6h às 22h.

A unidade está sem funcionar desde quinta-feira (26), devido a um teste positivo de Covid-19 de um dos funcionários do banco. Havia a previsão de que a agência reabriria nesta sexta, após um processo de higienização do estabelecimento, mas isso não ocorreu. O Patos Hoje obteve informações de que outros trabalhadores também foram diagnosticados com a doença, o que inviabilizou o retorno às atividades e adiou a retomada para segunda-feira. A diretoria do banco ainda não confirmou se de fato houve novas ocorrências nem a quantidade delas.

No início da semana, a agência do banco Santander também havia sido fechada para sanitização pelo mesmo motivo, mas já foi reaberta. Segundo o Secretário-geral do Sindicato dos Bancários de Patos de Minas e Região, Ivan Gomes Caetano, o fechamento das agências faz parte do protocolo de segurança para combate a proliferação da Covid-19.

“A informação que temos é de que os bancos estão adotando os procedimentos de prevenção e combate à Covid-19 previstos pelo Ministério da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia e o Ministro de Estado da Saúde, além de outras medidas de proteção negociadas com a Contraf – Confederação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro”, explica Ivan, que também destaca as medidas de segurança que os bancos têm tomado durante a pandemia. “Além do fornecimento de todos os EPI’s obrigatórios (máscaras, óculos ou proteção facial), álcool em gel, também estão sendo observados o distanciamento e há ainda um grande número de funcionários trabalhando em home office”. “Além disso, no caso de confirmação ou suspeita da Covid, o funcionário é afastado por 14 dias”, disse

Sem a possibilidade de atendimento presencial, a recomendação é que os clientes priorizem o uso dos serviços on-line, pelo site ou pelos aplicativos, ou procurem outra agência mais próxima. No caso do Banco do Brasil, a agência em frente ao Sacolão Center, na Rua Major Gote, segue funcionando normalmente. Caso optem por ir até a agência, é importante que os usuários sigam tomando os cuidados necessários.

“É importante seguir os procedimentos indicados pela OMS, principalmente o uso correto de máscaras, utilização de álcool em gel, higienização das mãos e respeitar a distanciamento recomendado dentro das agências”, alerta Ivan Caetano.

Com o aumento nos casos de Covid-19 em todo o país - foram 37614 novos registros no Brasil só nessa quinta-feira, Ivan não nega a possibilidade de novas alterações no horário e no modo de funcionamento dos bancos.

“A situação dos horários bancários poderá ser modificada conforme determinação do poder público local, e o modo de funcionamento dos bancos dependerá das instituições bancárias de acordo com a análise do quadro da pandemia”, afirma o secretário-geral.