A solenidade aconteceu no Salão House Fest na noite dessa sexta-feira (22).

Os advogados de Patos de Minas fizeram uma grande cerimônia na noite dessa sexta-feira (22) para comemorar os 50 Anos da 45ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil e também empossar a nova diretoria. A solenidade aconteceu no Salão House Fest e contou com diversas autoridades. O Presidente Estadual da OAB, Raimundo Cândido Júnior, também compareceu à festa.

O advogado e professor Itamar Fernandes ficará à frente da 45ª Subseção da OAB pelo triênio 2019/2021. Também foram empossados os membros do Conselho Subseccional e Comissões. Em seu discurso, o defensor destacou os 50 anos da OAB em Patos de Minas e ressaltou que será uma grande responsabilidade comandar esta que é uma das 20 maiores subseções do estado neste período de meio século.

Em sua fala, Itamar enfatizou os graves problemas que enfrenta a advocacia conclamando a todos para superá-los. Ele citou o trabalho em defesa das prerrogativas dos advogados e também destacou a morosidade da justiça que sofre com a falta de servidores, de estrutura, de materiais e juízes. O aviltamento dos honorários, desvalorização do profissional e até a criminalização foram confrontados. “O advogado não pode ser confundido com seu cliente. Ele é indispensável para administração da justiça, como juiz, promotor e delegado”, reforçou.

Para quase 600 advogados e convidados que compareceram ao evento, ele citou a homenagem que faria ao ex-prefeito e também advogado Jarbas Cambraia. O tributo acabou não acontecendo em vida, mas os familiares o receberão assim que passado o luto.

O Presidente da OAB de Minas Gerais, Raimundo Cândido Júnior, falou sobre a dívida de R$44 milhões que herdou da gestão passada e que vai precisar colocar ordem na casa. Ele destacou o trabalho de unir os advogados e da desvalorização dos profissionais que chegam ao mercado a cada dia em maior quantidade. Ele desejou sucesso a Itamar Fernandes no trabalho de união, já que “um reino dividido é fadado ao fracasso”. E terminou como começou: “Bem aventurados os que têm sede de justiça, porque eles serão saciados”.

O agora ex-presidente da 45ª Subseção, Cristiano Nunes, agradeceu a todos destacando que deixou a OAB mais respeitada e participativa. Ele também ressaltou conquistas como as salas de apoio, investimento na sede da 45ª Subseção, escritório compartilhado e se despediu com a frase de Madre Teresa de Calcutá: “Muitas vezes sentimos que o que fazemos não é senão uma gota de água no mar. Mas o mar seria menor se lhe faltasse uma gota”.

Após a solenidade, o público se divertiu para valer com um Buffet completo e ao som da Banda Pagô e DJ Wiliam Carvalho. A festa entrou madrugada a dentro e muita gente não queria deixar o salão. Para se ter uma ideia da animação, o Delegado Regional Luís Mauro Sampaio e o Comandante do 15º BPM, Rogério Gonçalves Caixeta, também deram uma palhinha em cima do palco.