A região Noroeste, da qual Patos de Minas é polo, continuou na Onda Vermelha

As academias de ginástica terão protocolos de reabertura na Onda Amarela do plano Minas Consciente. Inicialmente, a previsão era de que esses estabelecimentos só entrassem em funcionamento na Onda Verde, quando estão liberadas atividades não essenciais com alto risco de contágio.

A flexibilização foi deliberada nessa terça-feira (18/8) pelo Comitê Executivo, que analisou o cenário atual da pandemia e identificou a possibilidade de antecipar a reabertura do setor. Mesmo assim, o funcionamento completo desses estabelecimentos só será permitido na Onda Verde e os protocolos da Onda Amarela serão mais restritivos.

As a academias só poderão funcionar com horários agendados. Os frequentadores terão que manter distância mínima de 3 metros. Além disso, as academias deverão disponibilizar profissionais para fazer a higienização dos aparelhos a cada utilização e a fechar a cada duas horas para fazer a completa higienização do local.

O governador Romeu Zema destacou que a decisão considerou, principalmente, a saúde dos mineiros e que as regras de higiene e distanciamento serão criteriosas.

“O nosso Comitê, juntamente com a Secretaria de Saúde, está definindo protocolos para a reabertura gradual, e com muito critério, das academias de ginástica. O protocolo vai exigir, por exemplo, distanciamento mínimo entre os frequentadores, agendamento para garantir que não haja lotação superior àquela considerada segura, e também higienização bem rígida dos equipamentos, para evitar a transmissão por meio das superfícies”, afirmou.

Patos de Minas está na Onda Vermelha, mas funciona como se estivesse na Onda Amarela por força de liminar. Por isso, o funcionamento das academias dependerá de novo decreto municipal.