A Secretaria Municipal de Saúde descartou a causa da morte Rodrigo de Oliveira Rodrigues, de 44 anos, como sendo por picada de aranha. Entretanto, existe outro óbito em Patos de Minas, de um homem de 49 anos, que já teve a confirmação de que foi causado pela picada de uma Aranha Marron. Além disso, existem outros casos graves sendo investigados.

As fotos que aparecem na reportagem são do pé de uma mulher de 33 anos que foi picada por uma Aranha-Marron. O acidente aconteceu na região central de Patos de Minas, há cerca de 30 dias, e a paciente ainda está em tratamento. Familiares enviaram as imagens à redação do Patos Hoje para alertar sobre a gravidade e os males que uma simples picada de aranha pode causar.

A Secretaria Municipal de Saúde também elaborou uma cartilha com orientações para a população se prevenir e para atuar em casos de acidentes com aranhas. A orientação é para que o paciente não ignore qualquer picada de aranha e procure imediatamente o Hospital Regional, que é referência na região para atendimento de acidentes com animais peçonhentos.

Em entrevista ao Patos Hoje na manhã desta quinta-feira (07), a gerente de epidemiologia da Secretaria de Saúde de Patos de Minas, Lilian Amorim, alertou para a importância de procurar o hospital o quanto antes. Segundo ela, o paciente que perdeu a vida só buscou atendimento médico seis dias depois de ter sido picado.

Os tipos de aranha que podem causar reações graves e até levar a morte são a “Aranha-Marron”, Viúva-Negra” e a “Aranha Armadeira”. Como não é todo mundo que consegue identificar as espécies de aranha, a orientação é para que o paciente procure atendimento médico sempre que for picado por uma aranha.