O número de tentativas de autoextermínio em Patos de Minas chama a atenção. No ano de 2023, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência-SAMU- atendeu na Capital do Milho 124 ocorrências envolvendo suicídio. Infelizmente, alguns resultaram em mortes.

Este número de 124 tentativas de suicídio na Capital do Milho, revelado a pedido do Patos Hoje nesta segunda-feira (22), mostra que o SAMU atendeu mais de uma tentativa de autoextermínio a cada 3 dias na cidade. De acordo com os dados contabilizados pelo órgão, as equipes constataram 5 óbitos no local de atendimento, mas o número pode ser maior.

A administração do SAMU explicou que, quando o óbito acontece no hospital, não é possível fazer a contabilização. “Muitas vezes, as vítimas são atendidas em estado grave e levadas para o hospital e acabam não resistindo. Neste caso, não conseguimos contabilizar”, explicou.

Com relação aos 33 municípios da região Noroeste atendidos pelo SAMU, icom cerca de 700 mil habitantes, incluindo Patos de Minas, os números de tentativa de suicídio somaram 329, sendo que 17 mortes foram constatadas no local de atendimento.

Os números realmente impressionam e mostram a importância de alertar a população para os cuidados com a saúde mental. Neste mês, profissionais da saúde e órgãos públicos promovem a campanha Janeiro Branco, alertando a sociedade para os cuidados com a saúde mental e emocional, a partir da prevenção das doenças decorrentes do estresse, como ansiedade, depressão e pânico.

De acordo com a Agência Brasil, no país, são aproximadamente 14 mil suicídios todos os anos — uma média de 38 pessoas por dia. Especialistas apontam que a maioria dos casos é relacionada a transtornos mentais, como depressão, e alertam que esses problemas têm se manifestado cada vez mais cedo.